sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

DÚVIDA

Tu és o alvorecer sagrado, ensolarado, consagrado
o mentor primordial, o comandante supremo
a luz clara, imaculada, inteligente, transparente
a estrada certa, inconfundível e desafogada
a causa da beleza da natureza e da sua perfeição
a louvada, a inquestionável, a bela pintura da criação.

Na terra, estou indiferente e longe da clarividência
dos atos desinteressados, da benemerência
prisioneira da desventura, torturante caminho
onde a soberbia, a mesquinhez e a altivez
imperam, chamando-me e sugando-me tanto
para tudo o que não presta, sem luz, mas seduz.
Imploro-te, que me ensines os caminhos da verdade
fazendo-me renunciar à superficialidade, à comodidade.

Depois, e sem nunca mais estar só no plano do bem
desperto, de vez, para a bendita entrega
com expressividade, alma e intensidade vivaz
sentindo a consciência, que é ter-te, adorar-te
algo em que jamais tinha antes pensado
num fascínio de todo surreal, paranormal, eficaz
a que não consigo dar nome, explicar, nem expressar.

Convencida que tu por mim caminhas, maravilhado
conduzindo todas as meus comportamentos
enquanto eu repouso nas searas da minha mente
sentindo o vigor das espigas, dolentes
executo cânticos de amor, elevando-me até ti
embora, tantas vezes, tenha dúvidas da tua existência.

Porém, o que mais me esmiúça, aborrece e preocupa
por maior que seja o meu esforço e devoção
é a negra realidade do avanço rápido da maldade
que quer terminar com a minha labuta
na desilusão que me fará ser somente saudade
não sendo esse o panorama, que o meu peito proclama.

Contudo, devo esperar o xeque-mate e sem demora
os momentos do adeus, o que virá depois?
Quem dera, que eu tenha obtido o estabelecido
pelo qual imensamente me esforcei e lutei
embora não saiba o que o devir me espera e reserva.



CÉU

102 comentários:

  1. LOa sumo como un texto de solicitud, de pensamiento y reflexión para ser mejor. UN abrazo. carlos

    ResponderEliminar
  2. Uma oração lindíssima que agradeço tenha partilhado connosco.

    A minha mãe adorava ouvir Frei Hermano da Câmara.

    Bjs, bfds

    ResponderEliminar
  3. Uma excelente "conversa" com Deus.
    Na forma e no conteúdo.
    Parabéns por este momento literário.
    Bom fim de semana, Céu.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O título do poema esteve para ser "Conversa com Deus", mas depois achei-o pouco "apelativo" e a sair do meu género. Muito obrigada.
      Beijo.

      Eliminar
    2. Os títulos dos poemas podem ou não revelar o conteúdo.
      Eu também prefiro os que não esclarecem logo os leitores....
      Bom resto de semana, Céu.
      Beijo.

      Eliminar
  4. Nobres palavras! Ocupações do espírito diante do desconhecido; sempre acreditei que Alguém vela por nós, mas, sinceramente, vejo esse Alguém tão longe... Tanta maldade, tanta dor. tanta incerteza!

    Céus!

    ResponderEliminar
  5. Olá, CÉU.

    Um belo ode ao Criador, ainda que com uma certa dose de melancolia. Em alguns instantes temos a impressão que o mal prospera e as vicissitudes nos torturam descabidas e impunes. A figura da morte nos assombra, ensaiando a finitude inexorável do eu. Atormentado por nossas sombras existenciais, nosso espírito vaga esquecido do real sentido da vida, da real vida, que transcende à transitoriedade da existência terrena. A morte não é um ponto final, é um ponto de continuação. Despimos um corpo físico para nos vestir de infinito. Somos seres espirituais, vivendo momentaneamente uma experiência material. Tudo o que experimentamos nessa vivência, é aprendizado, lições que entesouram a alma na sua odisseia da evolução. Tudo passa, e nós, passageiros do tempo, alçaremos voo aos altiplanos, ao encontro da grande luz que nos guia e inspira, dissipando as nuvens pardacentas e as incrementes tempestades inerentes a essa nossa transitória condição.

    Tudo bem contigo? Está mudando de estilo literário?

    Um abração e um bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  6. Só tenho a dizer que por esta não estava à espera. O Frei Hermano da Câmara é dos cantores que mais ouvimos aqui em casa. Deve ser um desconhecido para a maioria mas vale a pena ouvir porque transmite uma calma e serenidade impressionantes.
    Todos nós temos dias de tristeza, dúvida e desalento. Às vezes as respostas que queremos não chegam e pensamos que se calhar, ninguém lá em cima se importa connosco. Resta-nos esperar e não perder a esperança porque amanhã pode ser um dia melhor.
    Tomara todos nós sermos recebidos um dia na Sua glória mas daqui a muitos anos, claro.

    Beijinhos

    P.S- Já informei a menina do "Vou brilhar até raiar" que não consegues comentar o blog dela.

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde CÉU

    Parabéns pelo esplendoroso texto/poema. Diferente de todos os outros, mas tão rico! Adorei ler, acredite que me deixou a reflectir. A Musica de, Frei Hermano da Câmara, é divina e levou-me à calma e paz de espírito. AMEI...AMEI! Muito obrigada.

    Beijo e bom fim de semana.

    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Simplesmente maravilhoso amiga Céu.
    Palavras de amor a Deus,escritas por um coração devoto
    a todos ensinamentos que Ele nos deu e ainda nos dá.
    Admiro a tua capacidade de nos passar o quanto devemos nos
    reverenciar ao nosso Mestre Divino e agradecer por graças que alcançamos.
    Essa despedida que você fala,somente saberemos quando for a hora da grande viagem
    que não sabemos como será.
    Bjs querida amiga e um ótimo final de semana.
    Carmen Lúcia.

    ResponderEliminar
  9. Li e reli. Belo. Muito belo, este poema que é dor, desilusão, tristeza, fé, esperança, Amor. De Amor sempre são os seus poemas. Mas neste foi mais além. Atingiu o sublime. Adorei.
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  10. Com vinho penas e compaixão
    Não acordemos os pássaros que habitam a noite
    São válidas todas as propostas para voar
    Onde a felicidade irreconhecível possa morar

    Não perguntem a Deus por mim
    Deixem os Anjos na ilha voar
    Se quiserem encontrar o poeta
    Procurem na...RAIVA DO MAR...

    Um luminoso fim de semana

    Terno beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora, o comentário ao meu poema é um extrato do seu poema, amigo Profeta! E por que não? É uma forma de divulgação, que foi igual para todos os blogues que tem andado a visitar.
      Tenho de aprender com os mestres.
      Beijo com mto carinho.

      Eliminar
  11. O encontro com um quase deus...pulsão imensa e libido à solta!

    Beijinho, Céu

    ResponderEliminar
  12. Que saudade das suas postagens, seus textos são tão lindos. *--*
    Acabei de ler e me senti bem melhor, me senti em paz.
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderEliminar
  13. minha amiga só agora reparei que colocaste um novo post, amanhã venho deliciar-me com o encaminhar das palavras que acrescentas umas às outras :)
    boa noite para ti
    Angela

    ResponderEliminar
  14. Texto maravilhoso, Céu!...
    Virei comentá-lo por estes dias com mais calma... um pouquito cansada hoje, que a semana foi movimentada, sem tempo para nada... de "blogagens"... às voltas com consultas e exames de rotina da minha mãe... semana que vem, Parte II... mas já com maior disponibilidade... mas está tudo relativamente bem... é o que interessa...
    Ainda tenho um montão de respostas penduradas lá no meu canto... inclusivé alguns dos seus magníficos comentários, Céu... mas não estão esquecidos... simplesmente, não tem dado mesmo tempo, nestes últimos dias... procurarei faze-lo aos poucos, ao longo da próxima semana...
    Beijinho! Bom fim de semana! Agradecendo a sua incansável atenção, lá no meu canto... e com pouco tempo, para lhe agradecer devidamente...
    Tudo de bom!...
    Ana

    ResponderEliminar
  15. Lindo demais!
    Questionamentos e reflexões amparadas na fé! Com a certeza de estar fazendo o melhor pelo melhor!
    Amei ler!
    Beijo carinhoso, feliz fim de semana.

    ResponderEliminar
  16. Há coisas que não comento, mas ás quais faço a minha solene e sincera vénia.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  17. Amiga cá estou de volta Céu e li o teu bonito poema!

    ia-te perguntar se o tinham deixado à tua porta envolto em palhinhas ?
    ou se aparece no céu embrulhado numa fralda pendurada no bico de uma cegonha e esperamos que cresça?
    ou se é "made in PT" ou "made in P.R.C" ?
    se se apresenta em granel ou embalado?!

    E depois parece-me que, simplesmente, ele está dentro de nós ?!

    desejo-te um fim de semana luminoso
    como o panorama que entra pelas minhas janelas neste dia

    beijinho
    Angela

    ResponderEliminar
  18. Es una oración muy profunda y bella.
    Te dejo un fuerte abrazo.
    Feliz fin de semana.
    Muy agradable visitarte.

    ResponderEliminar
  19. Uma conversa magnânima com o Criador onde desnudas tua alma deixando aflorar o amor e o medo que é parte intrínseca do ser humano pois o que está além dos olhos é um mistério indecifrável
    Céu você sempre delineia o amor mas esta benevolência ao SER maior está visceral, sublime
    Encanta-me a intensidade da sua escrita poética. Parabéns amiga por mais esta obra prima
    Uma linda semana
    Um abraço apertadinho e beijinhos doces

    ResponderEliminar
  20. UN TEXTO DE MUCHA CONSCIENCIA. GRACIAS POR COMPARTIR.
    ABRAZOS

    ResponderEliminar
  21. Hoje, afirmo, publicou o mais belo de todos os poemas que por aqui já nos deixou.
    Lindo!
    Um brincar com as palavras, que me levou embalado em pensamentos que morreram no inesperado do final.
    Lindo!
    Poesia feita de sentimentos, belos, humildes mas, ao mesmo tempo arrebatadores.
    A sua poesia salvou-me o dia, foi um Sol que me aqueceu.
    Vou voltar, é bela demais para não ser lida e lida.

    Obrigado


    ResponderEliminar
  22. Estou extasiada com essa entrega absoluta e total a Deus!
    Sem palavras me deixou, pois magistralmente, todas as usou, neste divino poema!
    Simplesmente... magnífico!
    Amei, agradeço, que sejas sempre abençoada, abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderEliminar
  23. Oi, Céu!
    Confesso que li seu texto apreensivo, e aos poucos fui sentido um aperto no coração!
    Um leve resquício de angústia e de despedida ressaltado aqui:" ...é a negra realidade do avanço galopante da maldade e da infelicidade que pouco a pouco parece querer destronar a minha labuta..."
    Sei que tudo o que escreves vem de dentro da sua alma, por isso, minha estimada amiga, hoje você me assustou!
    Um grande beijo e boa semana!

    ResponderEliminar
  24. Esplêndido!!!!!!!! Abençoado domingo!! Beijos

    ResponderEliminar
  25. Bom dia Ceu.
    Amiga como sabes eu admiro a sua capacidade de escrever poemas tão intensos e profundos,esse me encantou ainda mais, é divino, um dialogo com Deus descrevendo o que se passa no pensamento e coraçao. Assistir o vídeo e achei a musica lindíssima, a voz dele é linda, vou ouvir outras vezes. Felizes dia minha querida amiga. Enorme abraço.

    ResponderEliminar
  26. Olá, Céu!

    Convergimos no ponto (.).Luz da Luz.
    Lindo, real e sentido.
    TU, em nós.
    Abraço de muita amizade,

    ResponderEliminar
  27. Olá amiga, td bem? Como vc está? Aqui em São Paulo fez uma semana de tempo muito agradável, o sol deu uma sumida mas já voltou com força total.

    Quero agradecer pelo seus comentários no meu blog, eu quis fazer uma pequena homenagem para um grande astro da música de quem eu sou muito fã. Realmente as drogas e bebidas estão quase sempre associadas aos músicos, especialmente aqueles com talento acima da média. Infelizmente perdemos pessoas geniais por conta dessa mistura de álcool e drogas, mas cada um leva a vida como deseja.

    Ainda não li a sua postagem, voltarei com mais calma pra comentar! Tenha um lindo domingo.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  28. Sei que minha ausência tem afastado pessoas
    tão querida por mim como você.
    Concordo esta cada dia mais difícil manter
    um blog no ar.
    De verdade só quem gosta muito e fez amizades
    que nenhuma ausência separa ou nos deixa esquecer.
    A 11 ano entrava acanhada com meu primeiro
    blog no ar.
    Fonte de Amor..
    Eu mantenho todos meus blogs no ar muitos
    eu tirei do ar ,
    mas aquele que foi o primeiro me acompanha pela vida afora.
    Sinto saudades das amizades que fiz
    nesses 11 anos.
    Mas hoje venho para te agradecer seu carinho
    que tanto significa para mim.
    Peço desculpas por hoje estar mais ausente
    muitas coisas também mudou para mim.
    Veio a dor e mesmo com dificuldade ainda tento
    prosseguir.
    Que Deus abençoe você em sua jornada.
    Um feliz Domingo.
    Deixo um beijo carinhoso
    e o convite para me visitar.
    E se for do seu gosto deixei mimo
    na postagem fique a vontade para levar.
    Abraços fraternos e eternos.
    Evanir..
    Amiga adorei sua postagem me veio a lembrança de por vezes ter postado seus escritos
    que me cativou pra sempre.

    ResponderEliminar
  29. Por lo que he podido entender en esta entrada, tus sentimientos de amor van dirigidos a Dios, a esa LUZ que alumbra nuestro caminar por la senda de la vida.
    Hablas con EL, es como un monólogo donde le abres tu corazón, le pides ayuda y reconoces tus debilidades.
    Ninguno de los que te leemos, por mucho que nos esforcemos, sabremos lo que EL nos tiene reservado, yo deseo que sea benevolente y nos ayude cuando quiera llamarnos a su lado.
    Tienes un corazón grande lleno de verdaderos sentimientos de Amor.
    Te dejo mis cariños en un fuerte abrazo.
    kasioles

    ResponderEliminar
  30. Olá Céu. Encontrei-a no blog do Rafael, Rio Sul, meu amigo há anos. Adorei os seus poemas, intensos como eu gosto, dá para sentir o que você sente. Em comum temos este amor maior, pelo Uno esse Amor incondicional.
    Se quizer fazer-me uma visita terei muito gosto com a sua companhia. Queria seguir o seu blog mas ainda não encontrei o sítio onde o posso fazer.
    Abraço, e uma boa semana, cheia de alegrias.
    http://miminhosdaidalia.blogspot.com

    ResponderEliminar
  31. Incrível tua facilidade em transitar na linha tênue entre o sacrossanto e o profano. Mais um texto maravilhoso.

    Beijos.
    www.dilemascotidianos.blogspot.com

    ResponderEliminar
  32. Bonita conversa aberta e sincera de alma lavada com o ponto de todas nossas forças e esperanças.
    Conviver num mundo onde impera a maldade, a falsidade, a desigualdade galopante é mesmo de causar um incomodo nas almas boas. Mas nosso coração em terra fértil nos eleva na linda frutificação.
    Uma linda nova semana para voce.
    Meu terno abraço e beijo paz amiga.

    ResponderEliminar
  33. Que maravilha uma belíssima oração muito bem escrita como é habitual e timbre da minha amiga.
    Um abraço e boa semana.

    ResponderEliminar
  34. Em resposta à sua pergunta trabalho no Alentejo litoral mais precisamente em Sines mas sou setubalense, nascido e criado na bela cidade do rio azul onde tenho o prazer de viver.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  35. Um lindo texto. A última frase é tudo que queremos e esperamos merecer.

    ResponderEliminar
  36. uma oração em forma de poema....que bela oração...que lindo poema, como sempre a nos surpreender....bjucas querida amiga

    ResponderEliminar
  37. Olá Céu,

    Como estás?

    (...)na desilusão que me fará ser só saudade, lembrança, ou pouco mais
    não sendo esse panorama que o meu coração deseja, se bate e proclama.

    Só tu para nos transportares, nesta oração, ao nosso eu mais profundo. Gostei, gostei muito mesmo, quase fiz minha esta conversa com ELE. Grata pela partilha.

    A musica muito bem enquadrada, adorei.

    Beijo carinhoso e boa semana

    ResponderEliminar
  38. Que belo post, Céu! Uma oração, eu diria, que todos devemos repetir, em todos os dias! Boa semana, amiga.

    ResponderEliminar
  39. ¡Ay CÉU!!! Tu letras están bordadas de saudade de amo, de ese amor grande de Dios que nunca te leí en otros textos poéticos. A veces nos pasa eso, lanzamos una exclamación puesto que el mundo que nos rodea no nos gusta; y llevas mucha razón! Abuandan las malas hierbas que corren con aquello que ellas quizás por cobnardes no hacen, mas critican y se comen de envidia si otros lo hacen y tratan de complicar la vida ajena que a nadie debe importar. Nos confesamos a través de nuestra pluma y tus bonitos versos se elevan a lo más alto cruzando las nubes hasta alcanzar el cosmos solicitando el amor de Dios para ayudarnos en esta tarea.

    Tranquila, CÉU: TU SE TU MISMA. No te dejes amedrentar por nada, mujer amorosa siempre y de alma limpia, tus letras tienen magia tienen fuerza tienen el brillo de las estrellas. Adelante siempre.

    Ha sido un inmenso placer pasar por esta tu casa y leerte. No lo hice antes porque estoy flaca de salud, voy poco a poco no doy para más.

    Te dejo mi abrazo inmenso, mi gratitud y mi estima siempre.
    Se muy muy feliz.

    ResponderEliminar
  40. Oi moça de Lisboa, tudo de bom? Aqui, tudo maravilha!

    Passando para reler seu poema e resolvi salvar o link para reler muito outras vezes, pois é lindo demais!

    E como vai de frio, de chuva? (rs)

    Grande abraço, amiga!

    ResponderEliminar
  41. Toda a razão. Embora a Luz venha do Sol mas não é a mesma coisa.
    Parece que sempre pensei certo.
    Obrigado por alimentar toda a amizade.

    ResponderEliminar
  42. Un poema, dos grandes, a ese Amor, con maiúscula, a ese inalcanzable... soño. Desbordante de e pítetos, sublime, maxestuoso, CÉU. Parbéms novamente.

    ResponderEliminar
  43. oh, meu Deus! será que Maria Madalena virou "Carmelita" ?

    em qualquer caso Soror Mariana, pois a sua escrita é de inspiração divina...

    Deo gratias!

    ResponderEliminar
  44. Céu, obrigada pelo teu comentario. Eu son galega e falo e escribo na lingua que temos en común toda a lusofonía. Ainda que hai variantes, podemos comprendernos bem ums aos outros. Eu gosto desta lingua tan falada ao longo do mundo e ainda que aquí na Galiza está indo a menos, eu empregareina mentras poida porque é fermosa. Grande aperta

    ResponderEliminar
  45. Boa noite Céu.
    Vim lhe desejar uma feliz semana amiga e pegar o nome do cantor dessa linda musica, se conheces-te outra musica linda como essa me avise gostaria de colocar la no meu blog, não lhe peco essa para não ser inconveniente rsrs. Amei a musica, nós transmite uma profunda paz. Enorme abraço.

    ResponderEliminar
  46. Las fantasias estan en los pensamientos del viejo fotógrafo.
    Abrazos

    ResponderEliminar
  47. ¡Hola CÉU!

    De nuevo paso para agradecer tu letras tu bondad tu cariño tu amistad. No te hablé en la anterior entrada, del precioso vídeo musical que enamora al escuchar esa voz tan bella del cantante, da gusto oírla. Acompaña tus bonitas letras a las mil maravillas.

    Que siempre te acompañe esa luz clara, sen mácula, transparente, estrellada y en cada despertar, más reluciente. Te lo mereces, alma grande.

    Y contestando un poco a tu comentario, decirte que no tengo mal de amores, es la estación de otoño al invierno, que yo la llevo mal, me afecta considerablemente, los días muy cortos y una humedad que se mete en mis huesos y paraliza mi cuerpo y machaca mi mente. Amor tengo, grande y, de todos los colores.

    Gracias por todo, amiga.
    Un abrazo inmenso y toda mi estima.

    ResponderEliminar
  48. ¡Ay CÉU! Lástima de él, haría buena pareja conmigo. Es guapísimo!!! O contigo, seguro. Pero bueno, el hombre eligió seguir a Jesús y, que Dios lo bendiga. Es preciosa la música la letra , mas una magnifica voz.

    Hasta otro momento, reina.
    Un abrazo grande, mi gratitud y estima.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hola, querida Marina!

      Concordo absolutamente contigo. Que desperdício, Santo Dios!

      Besitos.

      Eliminar
  49. Como não poderia de ser, suas linhas são sempre um acalento para a alma de quem as lê, tal a sensibilidade com uma sensualidade sem exageros e sem ir para outros campos
    Gosto de ler, muitas vezes nem comento, mas tenha a certeza que me faz bem ler cada um dos seus textos poéticos

    Beijos
    Rafael

    ResponderEliminar
  50. Achei lindo,Céu!
    Uma oração em forma de poesia!
    Um abraço!

    ResponderEliminar
  51. Mi muy querida CEU.

    Esta es una preciosa expresión emanada de tu bello corazón.

    Destilas espiritualidad a todo dar.

    Gran abrazo

    ResponderEliminar
  52. Boa tarde, vou ser muito sincero, (gosto de o ser) possivelmente sabe a minha posição relativamente ás religiões, como tal li o gostei do que escreveu, a Céu escreve de uma maneira apaixonante, sobre o resto não vou opinar, se o fizesse entraríamos mais uma vez em desacordo, apesar de nos situarmos em extremos diferentes, chega de desacordos.
    Parabéns por ter contribuído para o Cata Vento ter ganho as Eleições, sorriso e afectos, passaram a ser mais importantes que as ideias.
    ATT: peço-lhe não deixe de publicar o meu comentário.
    AG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Muito agradeço visita e comentário.

      Ponto um - Creio que o senhor já conhece, razoavelmente, as minhas opiniões, em determinados assuntos, maneira de ser e de agir.

      Ponto dois - Efetivamente, pensamos de forma diferente, e mesmo em alguns campos, somos o oposto um do outro.

      Ponto três - Como sou sincera, tenho de dizer-lhe que os desacordos são reais e que irão continuar, a menos que um de nós mude, o que é improvável.

      Ponto quatro - Poderia ter dito o que disse por e-mail, visto ser dos poucos, que o possui. Até tem dois, por sinal, mas preferiu fazer a sua exposição aqui, publicamente. Muito bem! É também aqui que estou a responder ao senhor.

      Ponto cinco - Que eu saiba o voto foi, é e será (?) secreto.

      Ponto seis - Não deve, regras da elementar conduta cívica e do bom senso, fazer afirmações, sem ter certezas, quer elas sejam relativas ou absolutas.

      Ponto sete - Não deve, regras da elementar conduta cívica e do bom senso, pronunciar-se sobre conceitos que não conhece ou conhece, deficitariamente. Falo de sorrisos e afetos, atitudes, posicionamentos, sentimentos que sustentam a vida. As ideias são conjuntos de palavras, com lógica ou não, que podem sempre mudar, excetuando as que dizem respeito à honestidade, integridade, dignidade e ética do indivíduo.

      Ponto oito - Alguns comentários feitos pelo senhor não têm sido por mim publicados no meu blogue, portanto censurei-os (sou a favor da censura e o blogue é meu, lembro-lhe!), devido ao conteúdo dos mesmos revelarem, clara, nítida, precisa e indubitavelmente vulgaridade e impropriedade. Informo o senhor de que tenho alguns guardados.

      Ponto nove - Creio, julgo, que é do conhecimento do senhor que há várias maneiras de dizermos a mesma coisa, aquilo que pensamos ou pretendemos.

      Ponto dez - Sou uma senhora e mulher, quando necessário, mas "por aí não vou".

      EE

      Eliminar
    2. Boa tarde, venho agradecer com toda a sinceridade e do coração ter publicado o meu comentário, do mesmo modo também agradeço tudo que escreveu na resposta, minha senhora e mulher, sobre o que escreveu faz-me pensar.
      AG

      Eliminar
  53. En esta ocasión no ha estado lejos del cielo querida Céu,sino muy cerca de él.
    Un poema que es una oración a ese dios en el que crees y ante el que humildemente te presentas con bellas y emotivas palabras.Siempre envidié (sanamente,eso sí) a quienes conserváis la fe que nació en vuestros corazones cuando niños.Otros la fuimos perdiendo por el camino de la vida,aunque solo en lo referente a un dios lejano y ausente.Mi fe sigue existiendo ,pero en la naturaleza y en las buenas personas,que sigue habiendo muchas...

    Un abrazo muy fuerte.

    ResponderEliminar
  54. Um bonita e sentida prece, sem dúvida!
    Saudalões poétics!

    ResponderEliminar
  55. Céu, que sua vida seja verdadeiramente um céu, a fonte que saciará sua sede e sua eterna busca! A missão a que Ele nos impele está visível e sonaramente cantada pelo Frei Hermano. Beijos!

    ResponderEliminar
  56. Céu, gostei de reler.
    Bom resto de semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  57. o adeus, a partida que é uma chegada...

    ResponderEliminar
  58. Tú eres puro cielo.
    Seguro que si.

    Saludos.

    ResponderEliminar

  59. A linda prece fez-me lembrar o trabalho de Gonçalo Salgueiro em:

    Jesus Cristo Superstar - Monte das Oliveiras

    https://www.youtube.com/watch?v=THTb_LzY1qE

    deixo um grande abraço
    felicidades à palavras :)
    Angela

    ResponderEliminar
  60. Aunque no entiendo todo lo que quisiera, siempre es un placer leer tus versos, tu idioma es dulce y acariciador y, si tus letras van dirigidas al Creador, están repletas de sentimientos puros de amor que brotan de tu corazón.
    Agradezco mucho tu comentario, escribes muy bien y entiendes perfectamente lo que escribo.
    A mí también me encanta la moda y me gusta vestirme bien cuando tengo que salir para asistir a algún acontecimiento fuera de lo normal.
    Te dejo cariños, estos salen del corazón, no lo dudes. Yo sí que empezaré a hacer la dieta de la alegría, por lo menos lo intentaré.
    Más cariños.
    kasioles

    ResponderEliminar
  61. Olá, Céu!
    Relendo o seu texto... mais profundo do que o habitual... como têm que ser todas as preces... ao som de Frei Hermano da Câmara... e apercebendo-me como as imagens realmente congelam mesmo, o tempo... e as lembranças...
    Já não o ouvia aos anos... e sempre me habituei a vê-lo e ouvi-lo assim... exactamente como mostra o vídeo... e de repente dei conta de como o tempo realmente passou... quando fui confirmar a idade do mesmo... de que nem teria a noção... apenas por curiosidade...
    Uma voz muito bonita... que me fez sentir saudades de um tempo, em que o ouvia, com alguma frequência em casa... por sinal, numa outra casa... enfim... de vez em quando sabe bem apreciar o que foi ficando, lá bem para trás...
    Gostei desta viagem interior e profunda... a um tu... a um eu... que poderia ser qualquer um de nós...
    Mais um dos seus textos... de top, por aqui, Céu!... Como sempre, uma torrente imensa de emoções... que brilhantemente, a Céu consegue passar para o papel... e arrebatar-nos a todos...
    Beijinhos! Aproveitando para desejar um bom fim de semana, já que amanhã estarei afastada da blogosfera... ainda com algumas das respostas aos seus soberbos comentários, super atrasadas... mas que irei deixando aos pouquinhos, na medida da minha disponibilidade... mas de que não prescindo, de o fazer...
    Ana

    ResponderEliminar
  62. Desta vez fugiu ao tema habitual e resultou um texto que nos leva à reflexão ,o que é é sempre muito bom.

    A espiritualidade é um caminho que tento percorrer sem dogmas nem imposições, sabendo que como os árabes dizem , os caminhos para Alá/Deus, são tantos como os seres humanos.

    Abraço com carinho e desejos de bom fim de semana, estimada Céu

    ResponderEliminar
  63. Ufa! Consegui uma postagem que permite comentários ("Não são permitidos novos comentários")...Obrigada pela visita, sinta-se à vontade para passear no meu sítio (quinta). Um blogue de poesias, gostei, já pensei em fazer um, mas ando preguiçosa para organizar MAIS um blogue hehehe

    ResponderEliminar
  64. Lindíssimas, as tuas palavras...
    Amei!

    ResponderEliminar
  65. Olá, Céu, muitas vezes inatingivel.

    Quem me dera, porém, que eu t
    enha alcançado a meta já estabelecida pela qual sempre me esforcei, entreguei e de bandeira branca, lutei. Muito bom.

    Um abraço, paz e bem

    ResponderEliminar
  66. Olá amiga querida!
    Com tanta intensidade falas do amor ao humano quanto do amor ao divino...mas tudo é, no final, o mesmo Amor a transfixar a alma de quem se deixa por ele ser tomado.
    Não sigo nenhuma religião, posto que cada uma vai tateando por um caminho que jura ser o correto, final e absoluto. Mais fácil seria se eu o fizesse, acreditando nas lições e sacerdotes, deixando-me levar pela mão e crendo que com certeza tudo é como é e deveria ser, e tudo está correto e bem disposto por Deus. Mas a dúvida sempre me cercou, e a pergunta dolorida que não cala em mim é a mesma que a tua, porque o esforço de alguns não consegue deter ou amenizar o turbilhão de maldades que cresce geometricamente? Tento seguir o preceito de fazer ao outro o que desejaria fosse feito para mim, que já é regra difícil o bastante para uma existência...

    Em teu poema perfeito e belo, ao som tocante da música, ecoa também meu ensejo de entregar minha alma e minha vontade a Deus, fazendo a minha pequena parte no mundo e acreditando que meus esforços valerão para alguém, se não para mim.

    ResponderEliminar
  67. A Espiritualidade do Amor é isto mesmo que tão bem descreves. O que mais se poderá dizer/sentir em tamanha intensidade de Comunhão Divina?
    Sobes ao Céu e, muito bem, deixas que Frei Hermano da Câmara reforce e perpetue o teu Poema.
    Lindo, Céu. Parabéns.

    Beijo
    SOL

    ResponderEliminar
  68. Hola cielo, como éstas, aunque veo que bien.

    No me ocurre nada solo que estoy muy entretenido con la restauración de mis motos clasicas, es una aficion que tengo, y tambien a la mecánica, pues yo me reparo mis vehículos y hago todas las reparaciones del hogar, y esto me tiene la mente ocupada. Pero todo muy bien.

    Tu entrada es superior, como siempre.

    Hasta pronto , BESOS.

    ResponderEliminar
  69. Querida amiga CÉu...

    Estava com saudades do seu maravilhoso cantinho... Linda, texto maravilhoso, uma encantado prece, repleta de um desnudar singelo e sincero, fiquei encantada, tocada, emocionada...

    Linda, beijo bem docinho no coração e um ótimo fim de semana e pode deixar, e a despeito do seu comentário no meu blog, pode deixar vamos nos encontrar mais, estava meio corrido esses dias para mim.

    ResponderEliminar
  70. Amiga Ceu,tu tienes una vida por delante,la la sabes amisnistrar,llegaras muy lejo.
    Un fuerte abrazo

    ResponderEliminar
  71. Olá querida amiga, td bem? Aqui no Brasil faz muito calor e estamos no ritmo do carnaval. Eu confesso que não gosto muito das escolas de samba, acho muito dinheiro gasto com uma diversão cara e de tão pouco tempo. Mas eu gostava dos bailes de carnaval, acho bem mais divertido e simples.

    Sobre a sua poesia eu gostei bastante, acho legal diversificar as temáticas e você escreve lindamente. Você me disse para escrever algo sobre o carnaval e eu te digo que já escrevi um poema sobre o carnaval, está nos meus arquivos e acho que pode ser uma boa ideia postar no blog. Vamos ver!

    Te desejo uma ótima semana! Se puder aproveite o carnaval como puder ou descanse nesses dias! Eu só tiro férias em março, está chegando.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  72. Olá Céu
    Obrigado pela sua visita e pelas suas palavras. Ainda estou em fase de restabelecimento e, enquanto assim estiver, o On the rocks permanene fechado. Quanto ao CR continuará a funcionar a meio gás, mas as visitas pela blogosfera só ao fim de semana.
    Como (quase)sempre, gostei do seu post. Beijinho

    ResponderEliminar
  73. Respondendo à sua pergunta e de forma muito abreviada, direi que o segundo semestre de 2015 foi terrível. Primeiro a morte da minha mãe e depois uma operação a um tumor. Bem, mas se quiser, pode dar aqui um salto para ler :http://cronicasontherocks.blogspot.pt/2015/11/oh-happy-day.html
    Obrigado pelo seu cuidado e beijinho

    ResponderEliminar
  74. Obrigado pela atenção e carinho.
    O último comentário não teve problemas a entrar, eu fiz asneira, tive que corrigir com cópia e cola.
    Estou a gerir emoções, numa fase menos fácil, mas julgo que vou manter a promessa.
    Desejo uma boa semana.
    Um beijo

    ResponderEliminar
  75. Oi minha querida amiga Céu,obrigada pelas palavras deixadas em meu blog.
    Espero sim,com a graça de Deus voltar logo.
    Tenho muita Fé no nosso Mestre Divino que colocará suas mãos junto as do médico
    no momento cirúrgico.
    Bjs com carinho e até a volta.
    Carmen Lúcia.

    ResponderEliminar
  76. Olá Céu! Passando para te cumprimentar e apreciar mais um dos teus belos e profundos poemas, com ênfase para a estrofe abaixo:

    Depois, e sem nunca mais estar sozinha no balanço da cadeira do Bem
    desperto para o que antes me era tão estranho: a força da entrega
    com expressividade, com alma, espírito, intensidade, elevação, vivaz
    sentindo o lúcido discernimento que é ter-Te, em total adoração
    algo que nunca antes tinha pensado, sentido, assumido e interiorizado
    num fascínio de todo surreal, envolvente, transcendental, eficaz
    a que não consigo dar nome, denominar e nem ao menos me expressar.

    Estar com DEUS no coração é ter a certeza de estar de mãos dadas com a felicidade.

    Muito obrigado pelas honrosas visitas e amáveis comentários deixados nos nossos humildes espaços, assim como a tua valiosa compreensão, devido a minha ausência para um pequeno descanso.

    Beijos e uma ótima semana para ti e para os teus.

    Furtado.

    ResponderEliminar
  77. Olá Céu :) Uma vez mais, uma surpresa. Tanta inspiração que tens aí dentro de ti, tens mesmo que pôr tudo cá para fora e partilhar connosco, teus leitores sortudos. Nunca imaginei ver o Frei Hermano da Câmara por aqui, confesso. É mais uma confirmação que és uma autora surpreendente. Só uma coisa se mantêm consistente em todos os teus textos (e ainda bem): a qualidade extrema com que manobras a nossa língua portuguesa, que é tão bela e tantas vezes assassinada, torturada e esquartejada. Mas não aqui :)
    Beijinhos e uma boa semana!

    ResponderEliminar
  78. Ah, minha querida amiga, isto que te aborrece e preocupa, o avanço da maldade, o receio de ser somente (um dia) saudade, lembrança, sem nenhum marco mais produtivo de tua passagem nesta dimensão, não deve tanto te afligir, pois se o teu coração bate, proclama e deseja um panorama que realmente marque a tua passagem por aqui, ACREDITO e posso até AFIRMAR, que serão teus atos, tua essência tão pura e tão bonita, essa tua forma de enxergar o mundo, de vivenciá-lo de maneira tão sincera e tão profunda, que marcarão os teus passos. Sabe, amiga, sempre me entreguei aos desígnios de Deus, sempre aceitei de forma plena as provações que me surgiram pela vida, mesmo que em momentos desesperadores eu não sentisse a Sua mão segurando a minha... Mas eu sabia que Ele estava lá e, parafraseando Pegadas na Areia, carregando-me no colo. Nunca tive medo da morte e acredito até que ela pode chegar-me a qualquer momento que me encontrará “preparada” para recebê-la. Nós, minha linda, que vivemos de acordo com os preceitos divinos, que caminhamos pelo mundo preocupados com o bem estar coletivo, que fazemos nossa parte nessa cadeia que deveria ser alimentada apenas de bondade, gentilezas, atos humanitários, doação e preocupação com os semelhantes, com toda a certeza temos um “lugarzinho especial” que nos aguarda naquela outra dimensão da qual nada sabemos, mas que, por força da imaginação queremos que seja um lugar muito melhor de se viver... Simplesmente amei esta tua postagem, amiga!
    Céu, que poema mais contundente tu criaste em SOU ASSIM! Estás ali todinha, corpo e alma, gritando tuas verdades, expondo-se como nunca, trazendo-nos um retrato fiel dessa pessoa tão linda, tão verdadeiramente profunda nos sentires, tão exposta a críticas sem se importar com os olhares atravessados que por acaso possam surgir... Tu ali, minha querida, inteira, expondo essa voracidade que tens pela vida, desnudando essa alma tão prazerosa de se ler, tão cativante de se admirar... SIMPLESMENTE TU ÉS ASSIM!
    Menina linda, como diz nossa querida Aninha, já cheguei chegando (risos). A viagem foi simplesmente maravilhosa, com todas as nuances preenchendo as expectativas, com todos os requisitos satisfeitos, e agora é seguir em frente com os projetos sonhados para 2016. Que esse ano, meu anjo, possa te trazer as realizações que sonhastes em tempos idos e até já se desesperançara de alcançar, pois é tempo de renovação... Mas renovar significa também (re)visitar os sonhos que fomos deixando pelos caminhos da vida. Eu vou tentar resgatar alguns!
    Ah, que vontade de ficar mais, escrever mais, mas o tempo já encaminha para outras bandas...
    Meu carinho num bouquet de mimosas flores do campo, pois nelas estão os sorrisos dos anjos travessos que encontrei na viagem e os sorrisos de todas as pessoas lindas que me acompanharam em mais este passeio.
    Para ti,
    Leninha

    ResponderEliminar
  79. Cá estou eu, querida Céu, depois de uma longa ausência. Demorei a chegar aqui pq, felizmente os amigos são muitos e o " céu ", nem sempre " ausente "por vezes é dificil olha-lo e muito menos atingi-lo. E o que dizer deste teu fantástico " Tu "?. Simplesmente que gostaria de ter a capacidade de olhar o alto, erguer as mãos e fazer uma prece, agradecendo tudo o que de bom tenho recebido. Mas eu agradeço, Ceu, só que não consigo faze-lo a Deus ou a Jesus. Toda a minha vida me ensinaram que era a ELES que deveria pedir, mas há muito que o faço à vida e sabes porquê? Quando vejo tantas crianças e bebes morrendo de fome, mortas em guerras, afogadas nesses mares, raptadas por pedófilos, fico zangada com Deus por não protege-las já que pode tudo. Então, prefiro culpar a vida e os seres viventes. Passei momentos difíceis, como sabes, vi a minha mãe nos cuidados intensivos, em coma induzido, mas não fui capaz de fazer uma prece. Como poderia faze-la se ao lado estavam outras pessoas, tv piores que ela e algumas acabando
    por falecer? São todos filhos de Deus e iria Ele cuidar melhor da minha mãe?. Sempre que a ia visitar, agarrava a sua mão e pedia-lhe que fosse forte e que aguentasse. Alguém me ouviu, não sei se ela, se a vida ou se Deus. Bem...sempre aprendi que Deus é vida e vida é Deus e nesta que me foi dado viver, faço tudo para a viver com lealdade, honestidade e muito respeito pelo próximo.
    Não sei se vais considerar isto um comentário ou uma qualquer tese, mas já sabes que me alongo sempre muito e, embora não pareça, gosto de ler e conversar sobre religião e espiritualidade, embora tenha consciência de que é um assunto perigoso.
    Agora vou-te deixar em paz, tendo antes de te agradecer este belo momento e dizer que bendigo as pessoa capazes de preces como estas. Um beijinho, querida amiga
    Emilia

    ResponderEliminar
  80. Um poema grandioso, esplendido!!
    Parabéns, Céu!!

    ResponderEliminar
  81. Muy querida CEU :

    Tu escrito esta EXCELENTE!!

    Esta parte la destaco como muy real "por grande que sea mi esfuerzo, la devoción incesante y constante
    es la oscura realidad de la maldad desenfrenada en avance y la infelicidad".

    Un abrazo y me encanta visitarte.
    ,

    ResponderEliminar
  82. Olá Céu, como vai?
    Eu que andei tão afastada da net, ocupada com afazeres de começio de ano, mas querendo mesmo ficar um pouco ausente do mundo virtual, é sempre assim quando as temperaturas aumentam, esquentam de forma afafada. Já saber que não gosto, até a inspiração me falta.
    Mas mesmo afastada, tenho em mente algumas amizades, palavras, emoções dos amigos queridos, sendo você Céu, uma tão querida amiga.
    Falar do Divino, de Luz, da alma, não é falar de religião, é ir muito mais além. E você Céu, sabe muito bem trilhar este valoroso caminho. Sempre leva-me longe. Gosto!
    Um beijo querida.

    ResponderEliminar
  83. Olá Céu. Estou aqui! Estou bem sim. Obrigada.
    Vim lhe desejar um excelente fds.
    Um beijo e boa noite!

    ResponderEliminar
  84. a reler e a saber se a viagem ao Ceu se realiza em segurança jajajaja

    ResponderEliminar
  85. Bom dia, Céu!
    Que lindo como consegue colocar tanto em palavras...
    Quando paro pra meditar, também me vejo assim: não é fácil estarmos aqui embaixo, tentando seguir e sendo envolvidos por tanto todos os dias. Muitas vezes a dor incomoda, assola, nos entristece. Mas a Palavra diz "estão no mundo, mas não são do mundo" e sendo assim, temos que tentar imitar os passos de Cristo, conversando com Ele, colocando nossa vida no altar diariamente e esperando que um dia, possamos estar na glória com Ele.
    Sou repetitiva em dizer que amo como escreve, mas é a pura verdade!

    Abração esmagador e ótimo final de semana.

    ResponderEliminar
  86. Querida Céu vejo que está super bem acompanhada! tantos amigos que tu bem mereces :)
    aproveito para te cumprimentar numa semaninha de férias, assim posso passar durante o dia :)
    esta manhã fui ver o Carnaval das crianças das escolas que desfilaram com os seus fatos coloridos e cheios de criatividade !
    deixo-te abracinhos com as cores do arco-íris!
    até amanhã
    Angela

    ResponderEliminar
  87. Olá Céu. Obrigada pela visita que acarinhei. Excelente a forma como consegues colocar as palavras de forma a nos tocar a alma. Vejo Deus em todo o lado, no mar, no céu, nos pássaros, nas pessoas (embora às vezes é difícil encontrá-lo), e neste blog, nestas palavras. :)
    Beijinhos Céu e bom carnaval

    ResponderEliminar
  88. Vengo a desearte un buen fin de semana.
    Me acordé de ti y he creído que habías publicado algo nuevo.
    De todas formas, tu poema es tan sincero, es un diálogo tan salido del corazón, que no importa volverlo a leer una y muchas más veces.
    Te dejo mis cariños en un fuerte abrazo.
    Kasioles
    Ah! se me olvidaba decirte que me gusta mucho esa canción ¿cuál es? si me dices el nombre la busco para traducirla.

    ResponderEliminar
  89. Texto bom de sentir... e com essa música fica tudo de bom.

    ResponderEliminar
  90. Boa tarde Céu.
    Li sua postagem anterior. Escreveu sobre seu modo de ser. Gostei muito da poesia.
    Hoje, de manhã, estive fora. Fui ao centro resolver alguns assuntos. Agradeço sua amável visita e gentil comentário...Na verdade também trabalho com desenhos. Tenho mais um blog direcionado basicamente para esta atividade. Mas tem algumas músicas também. O endereço é:
    www.desenhosjorge.blogspot.com.br
    Quando puder, faça uma visita. Ficarei muito honrado.
    Uma boa semana...Beijos com carinho
    Jorge.

    ResponderEliminar

ACORDE, PARA O ACORDO!

ACORDE, PARA O ACORDO!

NOTA

ESTE BLOGUE FOI CRIADO A 14 DE FEVEREIRO DE 2015

Número total de visualizações de página


Quiero uno en mi blog