quarta-feira, 21 de março de 2018

LOUCURA

CELEBRA-SE, HOJE, DIA 21 DE MARÇO, O DIA MUNDIAL DA POESIA. EIS A MINHA PARTICIPAÇÃO! 


Hoje, não é o dia mais indicado para falar-vos
pois, não saberia dizer-vos nada.
Hoje, sou o reflexo teimoso
de umas mãos, que não sabem escrever
que não podem escrever
mas que necessitam de o fazer.
Saberei eu, ao menos, interiorizar isto? 
Serei eu, enquanto louca, capaz de escrever?
Destrambelhada, escrevo para os outros
sem saber o que dizer.
Que dirá quem me não conhece?
Que dirá quem me namora há tanto os olhos?

Louca, é esta vossa amiga, virtual, bem o sei
que pensa escrever e escreve
e ninguém teve ainda arrojo, coragem
para lhe dizer que pare?
É vergonha, é vexame escrever
sem nada de jeito dizer
sendo o constrangimento meu e só meu.

Que valor terão as palavras ocas de sentido
e sem destinatário?
É como pôr uma carta no correio
sem direção ou remetente
e o carteiro, na regular distribuição
vê um envelope sem letras
que coloca, mecanicamente, numa caixa.

Continuo a escrever muitíssimo, como louca
e todas as palavras
me penetram e escorrem em mim
numa correria de hospício
a ver qual delas chega primeiro.
E para quê? Se todas juntas, reunidas
nunca transmitirão mensagens
e se lidas, algum dia
será que alguém, pergunto-me  
terá interesse em saber
se uma louca pode e sabe escrever?
Ah, meu fado, minha loucura de palavras!

Louca, de todo, por procurar a palavra certa
para começar a escrever o amor
que só um coração louco
pode saber escrever.
Quando as dores me entorpeçam as mãos
fico de peito ferido, dorido
e zango-me com a minha incapacidade.

Eu choro tristeza, e a loucura sai destravada
em cada palavra
capaz de ferir de morte
cada sílaba, nome, verbo ou conjugação
e, de uma assentada
arremesso o que tenho nas mãos
destruindo toda a morfologia e sintaxe.

Digam-me, então, que figura faço eu agora
que destruí toda a gramática
que me tirava a loucura?
Como poderei explicar às palavras
com voz doce e mentirosa
que terão um dia, o seu grande dia
num texto estupendo, invulgar, magnífico?

Sou louca. Podia amar as palavras, apenas
agora implorar-lhes
para serem minha pertença?
Não, já não sou nada, nem mulher
sou antes a vergonha do nada, que sou
e por isso, não consigo já ver
não me bastando ser louca, e agora cega.

Louca, todos os dias, a sonhar e a devanear
todos os dias a lamber
as feridas das conjunções e locuções
que troçam desta exigência.
Sei que, para sempre, serei louca
sabendo que escrevo para ninguém
mas é desta loucura
que me construo e sou diferente
sempre que vos enfrento
e mesmo sem nada saber dizer
criei a esperança de um dia escrever
um texto bom, excelente, para vos agradar.

Quando o lerdes, sabendo que, sou demente
quero que compreendam
a minha adoração pelas palavras
e que um dia, não sei quando
serão elas, que farão com que os poetas
(ó poetas, não durmais)
sejam tal e qual, exatamente, como elas. 


CÉU

92 comentários:

  1. Olá, querida amiiga CÉU!
    Um vez ouvi falar que escrever se torna vício.... pois é, creio ser assim...
    Uma espécie de loucura que você aborda por aqui, bem dirigida ou mal digerida, quiçá?
    Ouvir este fado nesta hora me faz ficar mais leve do que já estou...
    Li seu texto já por duas vezes...
    Sua "loucura" é tão legível e tão bem compreendida que não há como comentar além do que se entende e subentende...
    Vejo também a escritora atrás das palavras que expressam à altura e não se encontra, muitas vezes; é angustiante este estado de espírito que nos envolve e, ao mesmo tempo, as palavras fluem desatinadas ou não por pura inspiração que as deixam inteligadas com um bonito teor de conteúdo expresso como você o fez mais uma vez...
    Obrigada por seu 'jeito irreverente' de ser e de escrever que tão bem os entendo...
    Concordo que, em nossa loucura, a gente se constroi... assim se deu comigo também ao longo deste anos em que, como aposentada, pude me dedicar e debruçar sobre teclado, papeis, livros e engrossar meu coração com palavras afetuosas ou não contanto que fluam, com exatidão, do âmago do meu ser... Sendo assim, serão entendidas em qualquer lingua ou lugar... porque de loucos, todos temos um pouco, amiga.
    Seja muito feliz e abençoada junto aos seus amados!
    Voltarei para ver todos os comentários como sempre faço... aprendo muito...
    Feliz dia dos muitos que se seguirão ante sua capacidade intelectual e literata!
    Bjm de paz e bem

    ResponderEliminar
  2. Tu mejor poema, CÉU, escrito con la sabia sensible locura de sentimientos que albergan las más íntimas sinceras personales palabras... Te felicito.

    Abrazo agrande!

    ResponderEliminar
  3. Ora aí está o que se chama um excelente regresso.
    Louco, q.b.
    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Y nada mejor que, en este día, publicar tan lindo poema.
    Los que te conocemos, los que sabemos como escribes, te respetamos y queremos, los buenos escritores siempre tienen una chispa de locura que hace que sientan y transmitan de una forma distinta al resto de los mortales.
    Tú, amiga mía, tienes tu sello particular que te distingue de los demás y sea locura o cordura, forma parte de ti, de tu estilo, de saber enlazar las letras para hacerlas llegar.
    Es de mucho agradecer que, pese a tener tu mano en reposo, sigas con nosotros en el día de la poesía, cierto, no podías faltar, te echaríamos en falta por tu forma de versar.
    Con mis mejores deseos para que tengas una pronta recuperación, te dejo mis cariños en un fuerte abrazo.
    Kasioles

    ResponderEliminar
  5. Bom dia Céu. Por vezes ironizando se dizem enormes verdades. Podem até serem escritas numa forma poética. Mas, ficando o sentido das frases, ressaltam as palavras de algo que existe dentro de nós. Não somos perfeitos e muitas vezes o que escrevemos sendo a maioria das vez, a voz do imaginário, existe nesse contexto, pétalas puras e verdadeiras do nosso sentir. Nem sempre as rosas são viçosas. Um dia de maior tristeza, mostram ao mundo que o seu aroma, fresco e doce, teve, como tudo na vida, um inicio e um fim.
    O poema, lindo e maravilhoso, que a Céu nos oferece, faz-me lembrar uma Rosa de qualquer jardim. Embora podendo estar triste é sempre linda, aromada, pura e doce. Por muito que escrevamos nunca escrevemos o poema perfeito. Não existe a perfeição dentro da poesia. Mas existe a perfeição dentro do coração. E, escrevendo desta forma lírica, maravilhosa, a perfeição é apanágio da beleza do seu coração.

    Deixo a minha admiração pessoal e poética, para além de, um cálido beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Se é uma "louca " que assim escreve, quantos de nós quereríamos enlouquecer, para com tal virtuosismo saber escrever!
    Um abraço.
    Feliz dia da poesia!

    ResponderEliminar
  7. Hola CÉU, hoy un día tan grande como olvidado...
    Gracias por tus hermosas letras...
    Pasa buen día, besos poéticos..

    ResponderEliminar
  8. Querida Céu

    Quanta emoção essas suas Palavras me trazem. Do coração para as mãos que se recusam a escrever, mas mesmo assim obrigando-as a isso, são das Palavras mais belas que já li. Loucura! Uma loucura que me atinge e com a qual comungo essa sua vontade imensa de comunicar. E deixará a sua marca, indiscutivelmente.

    Minha amiga, neste Dia da Poesia, homenageio-a e louvo a sua forma de escrever que é das mais belas.
    Desejo-lhe rápidas melhoras. Que as suas mãos lhe obedeçam com alegria. :)

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
  9. Bom dia, CÉU!
    Bem, comentar um poema seu não pêra doce. Na extensividade do poema está todo (o seu eu). Palavras verdadeiras e completas. E, até nas entrelinhas, se lê que gosta de completos e não (duas ou três palavras)... Esmerou-se, mas outra coisas não seria esperado de uma Poetiza como a CÉU. Amei
    .
    Espero que se encontre melhor da mão... isto de trabalhar só com uma, não é para todos!! ;-)

    Especial : Ofereço, os sentimentos mais puros (Dia Mundial da Poesia)

    Beijinhos e um execlente dia.

    ResponderEliminar
  10. Amiga Céu, fiquei aturdida com os teus versos.
    Quem "te namora há muitos anos", dirá que és uma mulher inteira, uma poetisa extraordinária que conhece o real significado das palavras e sabe usá-las como poucos.
    Jamais alguém te dirá para parares. Escreve enquanto puderes, para tua e nossa satisfação.
    Calma, amiga!
    No dia da celebração da poesia, deixo um beijo nas mãos da poetisa.

    ResponderEliminar
  11. E que as tuas mãos não parem pois delas saem sempre beleza.
    Céu, um feliz dia da poesia e que os poemas pintem a tua vida de amor.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Para escrever sobre a pintura, você deve ter esse ponto de inspiração que acompanha Ceus, embora eu particularmente pense que não só com inspiração é pintada, dedico trabalho e trabalho, mas é verdade que a reflexão quando você não tem palavras não pode ser expressa.
    Mas você sempre tem essa inspiração, não há mais nada para visitar seu blog.
    Parabéns
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  13. Não sei se és louca ou não, mas que usas as palavras com uma facilidade tremenda, ai, isso , sim, tenho a ceterteza. E para o dia da poesia aqui nos deixas um belo poema que li com muito gosto e nem te sei dizer, amiga, se é poema, se é prosa poética ou se tem outra qualquer classificação; a gramática aprendida durante tantos anos para aqui pouco importa o que é essencial é deixar que a alma se solte e deixe escorrer folha abaixo este turbilhão de semtimentos, estas emoções que demonstram que na vida, em cada momento podemos ver e sentir poesia.. Não sei se um dia verei esse tal texto bom, maravilhoso, erudito, com palavras gramaticalmente corretas e alinhadas que, segundo tu, nos agradará e será lido com deslumbre, mas... para quê, Céu? Para que o tenhamos de ler uma, duas, três vezes, e chegarmos ao fim sem entendermos a mensagem ? Não, amiga, não te preocupes com esse texto e continua com as tuas palavras simples mas cheias de conteúdo, palavras que são por ti amadas e que saiem do teu coração cheias de simbolismo e entrando no nosso para o encantar. Dizem que todos nós temos um pouco de loucura e que todos nós temos também um pouco de poetas e eu concordo, porque poesia está espalhada por todo o lado,em cada pequena beleza que a todo o momento se apresenta à nossa frente, basta saber parar, olhar, admirar e logo um belo poema surgirá dentro de nós abrilhantando o nosso momento. E agora, amiga, lendo-te com atenção, senti-me poeta; não deixei um poema, mas deixei palavras que me sairam directamente do coração para este pedacinho de papel. Será que isto também é poesia? Penso que sim! Saem da alma as palavras? Então, sim, é poesia. Muito obrigada, Céu, pelo belo momento. Não preciso do tal texto... para mim basta este. Beijinhos e um belo dia da poesia
    Emilia

    ResponderEliminar
  14. Oi Céu minha amiga
    Que alegria ler este seu estupendo poema a falar das nossas loucuras.
    Acredito que todos os poetas usam os recursos linguísticos para exprimir sentimentos inexplorados e dilapida-os com a majestosidade das palavras, uma ferramenta que lhe é peculiar e notável e tu minha querida é ourives da poesia e nos brinda com seus belos sentires e loucuras. Todos nós somos "Poetas da loucura"! E como é bom usar a demência como coadjuvante da orquestra poética.
    Parabéns para você que é uma exímia poetisa
    Um beijo grande e um abraço afetuoso

    ResponderEliminar
  15. Gosto da sua loucura e compreendo-a.
    Feliz Dia da Poesia

    ResponderEliminar
  16. Minha querida Amiga, o seu poema é uma espécie de lamento de quem, dizendo tanto, pensa que diz pouco. É um poema forte. Porque as palavras têm asas, têm ritos, têm lençóis de linho, têm mágoas... Gostei imenso.
    Um bom dia da Poesia para si.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  17. Bom dia, Céu!

    Parabéns pelo seu dia, o dia daqueles que brincam com palavras, que amam palavras e conseguem expressar seus sentimentos através delas, levando reflexão, acalentando corações...
    A música combinou muito bem com sua postagem... me fez lembrar meu avô portuga... tempos antigos...

    Melhoras pra vc e faça o repouso direitinho, viu?
    Abraços esmagadores.

    ResponderEliminar
  18. Que belo poema para o dia da poesia!
    Que as palavras sempre lhe encontrem e que dentro de ti, ao fazerem morada, saiam como lindas palavras poéticas para alimentar nossa tão necessária poesia.

    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  19. Céu, por favor, continue com suas palavras, pois elas nos entorpecem!!
    Lindo seu poema, um verdadeiro desabafo, uma perfeita homenagem ao dia mundial da poesia, uma loucura perfeita...
    Só os poetas sabem escrever o que toca o coração de todos...
    Quem "poetisa," sabe transmitir seus sentimentos, muitas vezes sufocados...
    E você se superou desta vez Céu, que bela homenagem!!

    Tenha uma semana maravilhosa!!
    Beijinhos!!

    ResponderEliminar
  20. Obrigada pela visita.
    Bom texto, para ler com mais calma.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  21. Olá.
    Pegando nas suas palavras "num texto estupendo, invulgar, magnífico", soube, como só a Céu sabe, entrar na sua boa "loucura", para homenagear as palavras que se tornam poesia, porque um "poeta nunca dorme", mesmo que a espaços se afaste das suas palavras.
    Um Abraço.

    ResponderEliminar
  22. Parabéns! Menina que dom precioso. Com palavras fazes uma obra de arte. Muito lindo poema.
    Bjos tenha uma ótima quinta-feira.

    ResponderEliminar
  23. Bom encontrar um novo poema, sinal de que te encontras melhor e ...prazer de te ler num registo diferente. Gostei muito. Mas «demente» só de lirismo.
    Beijo

    ResponderEliminar
  24. Con la belleza de tus palabras compones unos maravillosos poemas . Un placer siempre leerte .
    Me alegra mucho estés bien.
    Un beso.

    ResponderEliminar
  25. Olá Céu!
    Gostei imenso de ler.
    Parabéns more!

    ResponderEliminar
  26. Olá, CEU. Muito bom o seu poema. Parabéns! Desejo que se recupere bem da cirurgia na mão e, em breve, possa tornar a teclar sem dor e nos brindar com seu talento na escrita. Um abraço e tudo de bom.

    ResponderEliminar
  27. Parabéns pelo dom de brincar com palavras e fazer belos poemas.

    Bom de ler. bj

    ResponderEliminar
  28. Que maravilha este "lamento" minha amiga e é surpreendente para quem está num dia que não é indicado para falar.
    Um abraço e boa Primavera.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  29. Temos uma nova Florbela Espanca? Parabéns!
    (Ou como "o poeta é um fingidor" :) )

    Beijinhos.

    Boa Primavera!

    ResponderEliminar
  30. Pura maravilha de poesia. Amei de alma e coração
    Bjo

    ResponderEliminar
  31. Muitos parabéns não percebendo muito de poesia, mas digo-lhe que adorei estas palavras e mais adoraria a ouvir recitar, muito linda mesmo.
    Beijinho e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  32. A tua loucura me contagiou! Sinto que as palavras permanecerão à tua volta, à tua espera, jamais te deixarão. Não é você que necessita das palavras, na verdade, são as palavras que necessitam de tu, minha Céu. Elas, as palavras, necessitam desta tua harmonia louca. A loucura é um outro nome, mais verdadeiro para a alma ardente.
    Eu sinto do lado de cá o fogo que arde dentro de tu! Sinto calor, preciso me abanar ahahaha. Por aqui, já se sabe, o fogo habita! Mas parece que com este poema, diferente, inusitado, o fogo arde mais certeiro. Assemelha-se à uma ambição, cuidada, espargida e vibrante. O destinatário? É aquele que estiver com o peito aberto para receber, para perceber, por atração. Nunca se perca desta tua loucura, nem eu da minha. Tua e minha, apenas uma expressão, porque a loucura é como a inspiração, é só acessar e pronto: somos agora!
    Outra surpresa, nada diferente do fogo que arde, que vibra, Mariza. Só a presença dela é impactante. E quando abre a boca... ahhh fez-se Luz? Fogo? Excelente escolha, Céu. Oxalá todas as pessoas que cruzassem meus caminhos fossem loucas certeiras.
    Este post é das suas melhores inspirações. Obrigado! Tenho que te dar um abraço, mesmo que virtual!
    Nem me atrevo a dizer que te desejo a melhor recuperação, porque já senti que É a melhor recuperação.
    Um beijinho minha querida amiga, sinto-me renovada por esta visita surpreendente e deliciosa no teu espaço.

    ResponderEliminar
  33. Olá, Ceuzinha!

    Então, estamos tristes? Noto uma certa tristeza, quiçá insatisfação nas tuas palavras. Eu sei que todo o artista tem um certo "contentamento descontente" que lhe dá um certo charme e nobreza, porque apesar de ser bom no que faz, tem os seus momentos de dúvida. Não temas, porque és para nós a grande poetiza virtual e cá estaremos para te ler. Uma obra quando nasce e vem a publico, pode até nem ter um destinatário inicial mas depois há sempre quem se identifique com ela e passa a ser universal.

    Quanto ao video, mon amie, não sou propriamente fã da Mariza mas a musica é bonita e um artista não é nada sem o seu público, por isso, abençoada loucura!

    Bom fim de semana.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  34. Querida Céu, demorei mas estou aqui. Nesta vida corrida da semana começo ter mais tempo a partir da quinta a tarde.
    Amiga, sua homenagem ao dia mundial da poesia não poderia ser mais intensa quando esta poesia. Sei da sua dificuldade em escrever, visto que se recupera de uma cirurgia em uma das mãos. Mas sua alma poeta, esse vício lindo de escrever poesias maravilhosas, calientes, românticas... lhe impulsionou a escrever essa pérola. desejo ardente, entranhado no mais íntimo do seu ser, aflora nessa linda poesia. desejo real ou poético mas que está linda, isso está. Parabéns amiga poetisa! Amei!, valeu a pena vir aqui, ler e ouvir essa bela música. As fotos que complementam a postagem, todas lindas e perfeitas! Abraços

    ResponderEliminar
  35. Simplesmente belo e repleto do mais puro sentimento pela vida e pelo dom que tens de brindar-nos com essa maravilha. Se este mundo é um manicômio, e todo poeta e poetisa são loucos, então, bem vinda sempre ao nosso hospício.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  36. Em tempo! Vejo a sua poesia como se fosse uma catarata de palavras que, de tão forte a queda, chega a doer. Porém uma dor boa que a gente quer de novo. E não se cansa.

    ResponderEliminar
  37. Querida Ceu, este seu Poema deixou-me maravilhada. Vou ter que o reler no pc quando estiver em casa pois no Smartphone é diferente,leio mal e comento com grande dificuldade.
    Quem dera conseguir escrever com um décimo da sua qualidade.
    Espero e desejo que a recuperação da sua mão esteja a ser como deseja.
    Abraço

    ResponderEliminar
  38. Un poema que saíuse da sua temática e sorpréndeme e mesmo me fai crer o que dice mais non acredito. Tem palabras, ten sentido, ten gramática, ten voluntade, mans, ten moitísima jente que adora os seus poemas, ten posteridade, futuro, moitos anos de escribanía ainda. Lendo Ensaio sobre a cegueira de Saramago, onde todos se viran cegos, faime lembrar esa situación. Pero a luz está á saída. Celebrando o día da poesía, mais non hai día especial, todos o son, como para o resto das cousas. Grazas por deijar seu comentario na miña viaje a Porto, un Porto que se ve decadente, como bem dize, mais acho que neso está a esencia da cidade. Qué dizer? Eu gosto de cada bocadinho de Portugal porque é a nosa terra irmá, afín e benquerida. Uma grande aperta, Ceu. Votei en falta o fado en Porto esta vez. Pero aquí me deija um. Grazas. Aperta.

    ResponderEliminar
  39. Bom dia, minha querida Céu.
    Estou feliz com seu retorno e também pelo sucesso de sua cirurgia. Com o tempo tudo voltará ao normal, então poderá escrever usando as duas mãos.
    Por aqui continuo em minha rotina: cantando na Igreja, fazendo ensaios. Vou domingo na missa da tarde e na quinta feira, a missa de lava-pés.

    Adorei o vídeo de sua postagem. Gosto de músicas com acompanhamento de violão e bandolim, que me parece ser o caso do fado cantada por esta linda mulher. Não tenho nada contra orquestras. As vezes fico horas ouvindo André Rieu e sua orquestra, mas bem la no fundo de meu coração, está o sentimento da simplicidade das melodias com arranjos de violão, guitarra e bandolim.
    Sua poesia fugiu um pouco do estilo sensual, mas descreve algo muito verdadeiro. Alguém disse, não lembro quem, que "Os loucos abrem caminhos para os sensatos passar". Isto é uma verdade, pois se olharmos no passado, vemos grandes gênios, como Galileu, Da Vinci, Einstein, Santos Dumond, etc, serem considerados dementes com suas invenções, mas hoje são considerados gênios. Você tocou neste tema com versos bonitos e com conteúdo genial.

    Agradeço sua amável presença e desejo um lindo fim de semana com a luz da felicidade iluminando seu coração!
    Beijos e carinhos!


    ResponderEliminar
  40. Olá, Céu!
    Chego neste sábado para ver o seu poema no Dia da Poesia. Quem escreve sempre expressa a alma e os poetas são sensíveis, “respiram fortemente”... Gostei de refletir nas suas palavras, uma homenagem sincera.
    Obrigada pelo carinho por lá, valeu muito!
    Um abraço e um restante de dia abençoado

    ResponderEliminar
  41. Céu,você é simplesmente maravilhosa,mesmo com a cirurgia que fez,conseguiu nos passar palavras tão lindas.
    Espero que esteja melhor e volte logo com seu poetar sedutor.
    Bjs,obrigada pela visita e um ótimo final de semana.
    Carmen Lúcia.

    ResponderEliminar
  42. https://poemasdaminhalma.blogspot.pt/
    Boa noite querida Céuzinha!
    Então se isso é loucura, que seja sempre amiga?...Eu adorei essa loucura, você foi excelente!...Tal como sempre.
    Com cirurgia, só com uma mão ou com duas, é você mesmo Céuzinha?
    A Poetiza é sempre poetiza, se a alma não está doente...a inspiração trabalha delicadamente.
    Adorei amiga rimou lindamente e o musical da Marisa encanta sempre.
    desejo-lhe as rápidas e sinceras melhores e peço desculpa pelo silêncio, também não tenho tido tempo.
    Beijinho amigo. Ah obrigada, por ter gostada da minha poesia de hoje, parecia estar sem inspiração, mas foi!
    Fique com Deus e tenha um bom Domingo de descanso.
    Luisa Fernandes

    ResponderEliminar
  43. 21 de março, estou atrasado, mas ainda vale dá os parabéns a vocês, não é mesmo? uma verdadeira poesia a cada post. Desculpa o sumiço, muitas coisas a fazer. Mas estou vivo! hahaha :)

    Blog: O Planeta Alternativo

    ResponderEliminar
  44. Agradecendo suas palavras no meu blog e admirado com a qualidade física e intelectual que aqui encontro. Mais: adoro o fado. Bom domingo, Céu. Grande abraço.

    ResponderEliminar
  45. Bom domingo, querida amiga!
    Ao abrir o vídeo, a primeira impressão que tive da cantora (a quem não conhecia até agora) foi de que parecia, por sua aparência, uma alienígena...uma figura daqueles filmes de aliens futurísticos, e que, talvez, fosse cantar um rock ou música pop. Vês como somos preconceituosos sem o perceber...? Pois que ela cantou um fado, um antigo jeito de cantar a vida, e muito bem cantado por sinal.
    Desses preconceitos devemos nos eximir para que possamos escrever com a alma...deixando que nosso mais íntimo ser se expresse, porque acredito que nosso espírito traz em si uma sabedoria milenar, a quem alguns chamam inconsciente coletivo, caixa akáshika ou o que seja. Mas penso que só escreve bem quem escreve com o coração...e nisso, és mestra para além da conta. Tu te desnudas a cada verso, sem medo de chocar nem melindrar (assim o parece) o leitor. És uma mulher que plenamente quer mostrar-se ao mundo, parece-me que desejas exaurir das palavras toda a sua essência, como se faz ao extrairmos o perfume de uma flor. E as palavras moldam-se aos teus pensamentos, e belas cavalgam as linhas de tuas poesias como éguas selvagens que por vezes param às margens de lagos tranquilos e mostram a beleza de suas formas.
    Que continues sempre a nos brindar com tua louca e santa poesia.
    Um carinhoso abraço!

    ResponderEliminar
  46. Palavras para quê? Adorei este "lamento" poético.
    Tudo de bom!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  47. Olá céu:

    Obrigada pelas visitas.Estive ausente e deixei lá a explicação.

    O fado é maravilhoso, uma cantora fabulosa.Se as tuas palavras são demência, loucura seria bom que os verdadeiros dementes aprendessem a esse quadro de palavras...

    Beijinho doce e continua

    ResponderEliminar
  48. Olá amiga Céu! Adorei o fado, bela letra e linda interpretação. Pelo que li, não destruíste gramática nenhuma, nem tampouco tiveste ou tens nada de loucura. Apenas de forma magistral, num dia como este, "Dia Mundial da Poesia", ofertaste-nos um texto ESTUPENDO, INVULGAR E MAGNÍFICO.

    Estou feliz por estares de volta. Sabes que aqui serás sempre bem-vinda.

    Beijos e uma ótima Páscoa pra ti e para os teus.

    Furtado

    ResponderEliminar
  49. Oi, Céu! Quanta beleza numa postagem! Adorei o foda, a interpretação e a intensidade.
    E nas suas palavras, encontro uma busca constante e louca por ser tão intensa para descrever a vida. Gostei muito!

    Obrigada pela visita carinhosa ao meu blog!

    beijos!!

    https://ludantasmusica.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  50. Que bom! Fiquei mesmo contente por saber que a operação correra bem. Agora é esperar que a mão melhore.
    Adorei o poema. Quanta intensidade, quanta paixão pelas palavras!
    Bjs e continuação de melhoras.

    ResponderEliminar
  51. Não posso responder por tua opinião, Céu; mas, pessoalmente, gosto muito do que escreves. Continua, então; loucos somos todos nós, que fazemos das palavras as mensageiras dos nossos sentimentos! Belo post, amiga; boa semana!

    ResponderEliminar
  52. Olá Céu
    Obrigada pelo comentário no meu blog, gostei muito. Bela postagem, um forte abraço.

    ResponderEliminar
  53. OI CÉU!
    ACHO QUE PRESSENTI TUA VOLTA, ESTOU A DIAS TENTANDO VIR TE VISITAR MAS, NÃO CONSEGUI FAZÊ-LO ANTES.
    AMIGA, FICO FELIZ EM SABER QUE JÁ PASSASTE PELA CIRURGIA E AGORA, ESTÁS TE RECUPERANDO E JÁ, GRAÇAS A DEUS ENTRE NÓS NOVAMENTE.
    LOUCOS SOMOS TODOS NÓS QUE ESCREVEMOS, SEM NEM SABERMOS A QUEM NOS DIRIGIRMOS POIS NOSSA MENTE É POVOADA PELAS FIGURAS IMAGINÁRIAS QUE CRIAMOS E QUE, NOS DITAM O QUE DIZERMOS, NOS APLAUDEM NOS CRITICAM E ISSO NOS BASTA.
    ABRÇS AMIGA E SINCERAMENTE FELIZ COM TEU REGRESSO.
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/


    ResponderEliminar
  54. Lindíssima homenagem ao dia da poesia, tens o dom de escrever, és poetisa nata, tenho o imenso prazer de aqui constatar e ler seus poemas com todas as boas palavras para os elucidar, parabéns sempre!
    Amei sua volta, sua visita e comentário!
    Estamos em boa sintonia, isso muito me alegra, pois quando nos diz o é exatamente como o diz e poetizar é sempre algo que nos proporciona prazeres indescritíveis!
    Abraços bem apertados com beijinhos carinhosos querida amiga Céu!

    ResponderEliminar
  55. Boa noite Céu.
    Que linda homenagem ao dia do poeta. Sem bajulacao consegue nós encantar com a dádiva da escrita e sensibilidade. Saudades de Leninha. Felizes dias. Feliz pela cirurgia ter sido um sucesso sem maiores problemas. Carinhoso abraço.

    ResponderEliminar

  56. Nenhuma loucura tem cor
    Mas também não é preciso
    Basta que nela exista amor
    O resto vem de improviso...rsrs

    E será tanto mais intenso
    Nessa loucura entranhada
    Quanto mais se perde o senso
    Mais saborosa, e desvairada...rsrs

    Áh se fosse poeta...que lindas coisas escreveria...rsrs

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  57. Olá, CÉU. Escrever é a loucura sã dos loucos sadios, que vertem em versos, ou mesmo prosa, os sentires, pensares que pulsam incontidos. Insana sanidade de artífice da palavra que afronta seus limites para tecer arrebatadores versares, que transcendem aos meros significados, insulados na província vazia das formas e seus formatos. O destino, o destinatário da louca desloucura de quem escreve, é o infinito que nos eterniza, a vida que a escrita infinda, no encantar ao seu leitor, na sedutora arte de escrever. Atemporal alquimia de transmutar tudo e todos no ouro da palavra, aurificar o ditado da alma, o discurso do coração. Eis o sentido, disso tudo que se põe acima de qualquer sentido. Como o ode contido nessa música, nesse "poema cantado", esse fado louco e enlouquecedor. Você merece, eu mereço, todos nós que sofremos dessa loucura do escrever, merece o sanatório, esse hospício chamado literatura.

    Aaaadddddoooorrrreeeeeeiiii esse post profundo, arrebatador como sempre, mas, diverso, diferente no estilo. Liberta do tema comum, passeias com maestria por invulgar temática poética, rasgando limites, rompendo fronteiras dando asas a seu eu criativo, politemático, multifacetado, plural, enveredando por caminhos insuspeitos, surpreendendo-se e nos surpreendendo, desnudando, revelando o sem fim de possibilidades dessa louca loucura da sua encantadora escrita.

    Desculpe a demora em ter comentado. Ainda não tinha percebido que tinhas postado.

    Um abraço sinceramente encantado com esse seu louco postar.

    ResponderEliminar
  58. Querida Céu, adorei o poema sobre o dia da poesia, para lhe ser bem sincera eu nem sabia que a poesia tinha um dia especial para chamar de seu, o que é muito merecido! Mas a poesia não se faz sozinha, ela se faz da criatividade de pessoas de muita inteligencia e sensibilidade como você, portanto com certeza foi seu dia também, um dia a mais fora o seu aniversario para poder receber com toda pompa que merece os parabéns, pelo lindo e inspirador trabalho que faz por aqui. Agradeço imensamente sua visita e cada um dos comentários deixados, como sempre você é de uma sensibilidade imensurável. Eu sumi sim, porque na ultima semana foi a semana antecedente a prova do meu triatleta uma prova chamada Touhgman 70.3, ela acontece em alguns países e aqui no Brasil foi a segunda vez que aconteceu na cidade perto de onde moro e ele como esta se preparando pra um Iron Man usa essas provas como treino, por isso sumi, ele fica meio sobrecarregado e eu procuro levar o resto de nossas vidas até a finalização da prova, em breve escrevo sobre isso.
    De qualquer forma agradeço seu carinho, fico feliz que sua cirurgia correu bem e faço votos que esteja muito melhor ainda hoje, desejo a verdadeira páscoa a você e sua família, aquela páscoa que é um banquete para nossa alma, onde o que vale mesmo é ter a certeza que Cristo esta com nós, por nós e para nós sempre!!! bjucas enorme minha querida!

    ResponderEliminar
  59. Paradoxos existenciais:

    _ Segundo consta e não raro se confirma, o primeiro grande sintoma de loucura é achar-se, crer-se, dizer-se não louca/o; logo a auto confessa loucura da excelente poeta/escritora Céu, será mais sinónimo de sanidade, desde logo poético-literária!...

    _ Ao ler a Céu, em especial em mais este seu iluminado texto, com extensão aos demais, e constatar as respectivas reacções alheias aos mesmos, tenho de concluir que o grande passo para ser lido por muita e boa gente é "escrever para ninguém" _ claro e justiça seja feita, que o "louco" conteúdo narrativo/poético tem muito que ver com a quantidade e qualidade da/os leitora/es, não destinatária/os desse mesmo conteúdo!

    Excelente Páscoa, minha estima amiga!

    Beijos

    ResponderEliminar
  60. Adoro las palabras.
    Estoy loco por ellas.
    Como tú.

    Besos.

    ResponderEliminar
  61. Oi, minha querida Céu!
    Sei que estou ausente neste seu santuário que jamais permanecerá em branco, sem seus
    maravilhosos poemas, tão perfeitos, tão loucos, tão seus!
    Tão apaixonantes, que é difícil acrescentar um comentário à altura da nobreza de seus versos.
    Por isso, deixo aqui o pensamento de Nietzsche:" Há sempre alguma loucura no amor. Mas há sempre um pouco de razão na loucura."Beijão, amiga querida!

    ResponderEliminar
  62. Delícia de Poema. Fez-me estremecer.
    Desejos de Páscoa Feliz


    Beijo
    SOL

    ResponderEliminar
  63. Olá,Céu!
    Vim agradecer sua visita e comentário em meu blog, e fique a navegar por essas belíssimas e tão cheias de encantamentos, palavras. Palavras que são o sentido da minha vida... parabéns!

    ResponderEliminar
  64. Olá minha linda amiga. Meu coração abriga sentimentos diversos: tristeza por estar momentaneamente sem internet em casa e isso me afasta de você, dos meus amigos virtuais, ao mesmo tempo, (Veja se pode ser) alegria por saber que está bem e na ativa com toda a sua garra e inspiração. Estou em falta e atrasada para com você, minha poetisa, pelo seu dia 21 de março, a quem parabenizo agora esperando siempre grandes novidades afetuosas, inspiradoras, que só você sabe transferir para o papel com graça e intensidade de imaginação. Ester, é minha neta. É a história de que sai uma filha de casa para casar e voltam três. Marido, mulher e bebê...ainda no ventre.Ester Está comigo desde que nasceu por conta do trabalho da mãe, funcionária pública , policial cívil e agora resolveram deixar criar novamente minhas asas que foram cortadas desde então. É isso minha querida ....Ester não está tão longe. Todos os dias está aqui por causa da escola. Dividimos as coisas de Ester para que possamos continuar desfrutando da sua companhia e amor. Tudo isso faz parte da nossa história. Abraço você carinhosamente pedindo perdão pelas minhas faltas. Grande beijo.

    ResponderEliminar
  65. Olá Céu
    Quando eu chego aqui fico embevecida lendo a sua composição poética e admirando a sua sensibilidade para orquestrar as palavras e compor um poema grandioso. Tenho que aplaudi-la por sua genialidade. Parabéns amiga
    Desejo que esteja se recuperando da cirurgia
    “Jesus Cristo Ressuscitou, por isso celebramos. Páscoa Feliz cheia do amor de Deus!”
    Abraços

    ResponderEliminar
  66. Querida Céu venho agradecer as tuas amáveis palavras sobre a minha Poesia em Flor que não é nada quando se está diante de um poema com esta exuberância tecido pelas mãos de uma poetisa do seu quilate
    De tanto ler poesia nos blogues amigos me aventurei a criar uns versos
    Teu poema é soberbo!!!
    Desejo-lhe uma semana rica de bênçãos e melhoras
    Beijokinhas

    ResponderEliminar
  67. Querida Céu,de louca tu não tens nada. Tens é o dom da palavra e da gentileza.Grata pelo teu carinho e amizade! Uma continuação de feliz d Santa Páscoa junto dos teus. Bisous

    ResponderEliminar
  68. Você tem o dom e a maestria nas palavras, Céu e esse poema divino é uma prova disso.
    Belíssimo.

    Beijinhos, querida.

    ResponderEliminar
  69. Querida passando pra agradecer o carinho lá no meu blog. E amei o poema. Um beijo

    ResponderEliminar
  70. imagenes llenas de poesia en una fecha tan señalada para su conmemoracion , recibe un fuerte abrazo Ceu. jr.

    ResponderEliminar
  71. Sou a louca da leitura que ama encontrar loucas por palavras, que vão dando vida a pensamentos e situação, criando poesia e entretenimento.
    Obrigada
    Abraços

    ResponderEliminar
  72. Céu, amiga passo por cá para ver se há novidades, nessas palavras loucas me encontro e tento encontrar-te !
    vamos dançar as duas como nos convida a cancão, sonhar num campo de túlipas da Holanda, como vi num post anterior, ou nos perdermos nos textos poéticos dos participantes do "POETIZANDO E ENCANTANDO"?!
    é um mundo que se percorre pelos caminhos da amizade virtual, que graças às palavras escritas sejam elas em verso ou em prosa, nos aproximam!
    beijinhos, feliz dia
    Angela

    ResponderEliminar
  73. ¡HOLA CÉU!

    Sabes que me encanta tu locura, esa locura de tus magnificas letras, esas letras que hacen renacer que hacen vibran dentro del alma y cosquillean. Son un encanto para los sentidos.
    Veo por lo que leo, que no pasas por el mejor momento, que las manos te impiden escribir como quisieras; pues yo te diré que debes cuidarte mucho que aún eres joven y nuestras manos son muy importantes, no solo para escribir, sino para toda nuestra vida diaria, por tanto a cuidarse que es lo primordial.

    Perdona mi demora, estive de viaje y pal caso acabo de llegar, tengo mil cosas por hacer y voy con calma, pues los años van pesando y ya los movimientos son más lentos, luego los achaques que ayudan a ir más despacio.

    Ha sido un inmenso placer como siempre, siento en el alma que no estés bien del todo, pero también todo llega no desesperes.

    Te dejo un abrazo apretado mi inmensa gratitud y estima.
    Se muy, muy feliz.

    Cuídate por favor.

    ResponderEliminar
  74. Un torrente de palabras que hablan de ti poetisa, y lo hacen muy bien.
    Abrazo

    ResponderEliminar
  75. Olá, Céu!

    Arredado do seu blogue, pois, os néctares não me deixam tempo livre. Porém, a sua poesia tem todos os temperos e é sempre uma lufada de ar fresco. Gostei.
    Abraço de muita amizade.

    ResponderEliminar
  76. Agradeço sua visita.
    Gosto de apreciar esse seu dom maravilhoso com as palavras.
    Beijos

    ResponderEliminar
  77. Olá, Ceuzinha!

    Com que então temos video novo? Aposto que os rapazes vão adorar! rsrs
    A moça mexe-se bem e faz a festa com qualquer coisa, inclusive com uma banana coberta de chocolate. Pas mal! ahahaha
    Ainda dizem que as francesas não são limpas?! Esta, além de fazer um video no banho, mostra que não tem pêlos nos sovacos (ai a queda de um mito!) e a escova que serve de microfone, não tem um cabelo que seja. Novos tempos!
    A musica é agradável e serve para o que a rapariga está a fazer: dançar. E aqui que ninguém nos ouve quem nunca dançou seminua agarrada a uma escova? ahahah

    Agora é não descuidar da fisioterapia para a mão ficar a 100% e não ser preciso mais nenhuma operação. É que de tanto o cirurgião agarrar nela, corres o risco de ser pedida em casamento! rsrs

    Bom fim de semana.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  78. Oi Céu, sua louquinha doce, adorei seu desenrolar com as palavras, sabe como todos os poetas usar as palavras e frases e sabe fazer que elas tenham sentido mesmo quando diz o contrario, amei.
    Tudo de bom e obrigada por ter ido lá no meu jardim com lindas palavras.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  79. Belissimo poema, sem dúvida, de quem tem o dom das palavras.

    Convidamos a ler o capítulo VIII do nosso conto escrito a várias mãos "Voar Sem Asas"
    http://contospartilhados.blogspot.pt/2018/04/voar-sem-asas-capitulo-viii.html

    Saudações literárias!

    ResponderEliminar
  80. Un excelente post, mi muy querida CEU.

    Ah y el vídeo, magnífico también.

    Abrazos

    ResponderEliminar
  81. Querida amiga, só o que sei dizer é que escrever nos alimenta a alma e torna nossos dias melhores.
    Amei o que li, decidi retomar o que tinha deixado de lado e escrever pelo menos 1 vez na semana, e com isso também estou retornando a visitar meu amigos que também amam essa arte.
    Te ler me inspira, continuemos...beijos e feliz semana!

    ResponderEliminar
  82. Doce, maravilhoso, uma sedução de poema. Assim se escreve bem com divina inspiração.
    .
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  83. No dejes de esdcribir nunca, bonita poesía dedicada a la celebración del día de la poesía, por cierto no sabía que el 21 de marzo es el día de la poesía.
    Disculpa que no haya correspondido a tu visita antes, he estado un poco mal y no me he puesto en el ordenador para nada.
    Besos, feliz semana.

    ResponderEliminar
  84. A poesia toma conta de você!

    juliamodelodemodelo.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  85. Que poesia + linda, foi uma excelente homenagem ao dia da poesia. E obrigada pelos comentários tão carinhosos no meu blog.

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    ResponderEliminar
  86. Bela poesia! Bom final de semana.
    Obrigado por comentar no meu blog. Estarei sempre por aqui agora.

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar
  87. Boa noite, minha querida Céu, estou um pouco ausente por motivo de doença na família.
    Você realmente homenageou as palavras que nos reportam às belas poesias, que nos embriagam a alma.
    Que loucura boa esta sua, que nos deixa de olhos pregados na tela, sem querer perder nada do que escreveu.Você tem nas mãos e coração a leveza das asas dos anjos que nos trazem conforto, assim como suas palavras nos agregam ao querer mais e mais. Sempre afirmo que o poeta é um mágico em potencial, pois faz magia com as palavras que escolhe a dedo. Céu, a sua escrita nos faz bem e enlouquece o espírito. Beijo grande!

    ResponderEliminar
  88. Adorei a viagem que você fez
    entre o céu e a terra, querida
    miga. Entretanto notei que o
    seu trem deu uma leve parada na
    estação da dúvida de onde seguiu,
    rumo ao destino escolhido.

    Um beijo e parabéns pela escrita
    bonita e consciente que, mesmo
    você teimando contrariar é saudá-
    vel e ajuizada.

    silvioafonso




    .

    ResponderEliminar
  89. Céu é uma maravilha ver tanta gente linda e amiga que a segue pois a escrita poética faz parte do seu Ser!
    ...
    Obrigada pela visita e pela beleza da sua poesia!

    ResponderEliminar
  90. Querida Céu que já leio faz um bom tempo desde o outro blog.
    Sempre nos encantou com sua poesia fluente e despojada e gostosa de ler.
    Pode continuar a lamber as locuções e abraçar as palavras que se encantam com suas mãos.
    Que voce possa em cada dia sentir forças e bem estar para ativa aqui estar.
    Um beijo amiga e que seu fim de semana seja lindo.

    ResponderEliminar

O MUNDO PASSA POR AQUI