quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

REFLEXÕES

Este meu post foi baseado nas palavras de Baruch Spinoza, Filósofo Holandês que viveu no século XVIII, a propósito de Deus. 


O DEUS DE SPINOZA


Deixem de rezar e de bater com a mão no peito, porque não é isso que vos torna melhores pessoas. O que Deus quer que façamos é que saiamos do nosso lugar de conforto, passeemos, ajudemos os outros e desfrutemos da vida. Devemos divertirmo-nos, cantar, dançar e apreciar tudo aquilo que Deus fez para nós.

Deixem de ir às igrejas, aos templos macabros, sem vida, obscuros e frios, que vocês mesmo construíram e que acreditam ser a minha casa. A minha casa está nos montes, nas montanhas, nas planícies, nos bosques, nas praias, nos rios e em tudo aquilo que vocês veem. Aí é onde eu vivo e passo os meus dias, expressando o grande amor que tenho por todos vocês.

Deixem de me culpar pela vossa vida desgraçada e miserável, pelas doenças e por tudo aquilo que de mal vos aconteça, pois eu nunca vos disse que vocês eram pecadores. Deixem de ler livros a que chamam "sagradas escrituras", que nada têm a ver comigo, nem com as minhas intenções. Se não sabem olhar-me no nascer do sol, numa paisagem, num sorriso franco e vasto de uma criança, não me encontrarão, decerto, em nenhum livro.

Deixem de ter medo de mim, porque eu nunca vos julgo, nem vos critico, não me irrito e nem fico zangado e muito menos vos castigo. Eu sou o mais puro amor. Deixem de pedir perdão, pois não há nada para perdoar. Se eu vos fiz, vos enchi de paixões, de prazeres, de sentimentos, de limitações, de livre arbítrio, como posso eu vos castigar por serem como são, se fui eu que vos fiz? 

Acreditam que eu teria criado um lugar para queimar todos os meus filhos que têm comportamentos maus e incorretos até ao fim dos tempos? Mas que Deus é esse, que pode fazer todas essas coisas terríveis? Esqueçam os mandamentos, pois eles são artimanhas para vos manipularem, para vos controlarem e que só geram em vocês uma culpa constante e eterna. Respeitem o vosso próximo e não façam aos outros o que não gostariam que fizessem a vocês. A única coisa que vos peço é que tenham atenção à vossa vida e que estejam sempre alerta, visto que vocês são totalmente livres para fazerem das vossas vidas um paraíso ou um inferno.

Deixem de acreditar em mim, porque eu não quero que acreditem em mim. Quero sim que me sintam em vocês quando beijam os vossos familiares, os vossos amigos, ou acolhem nos vossos braços uma criança ou um idoso.

Deixem de louvar-me. Que tipo de Deus ególatra (egoísta, egocêntrico) vocês acreditam que eu seja? Sentem-se gratos? Demonstrem-no cuidando de vocês, da vossa saúde, do vosso bem-estar e das vossas relações com o mundo. Expressai a vossa alegria e felicidade. Essa é que é a maneira de me louvarem. Deixem de complicar as coisas e de repetir, como se fossem papagaios, o que vos disseram sobre mim. 

Não andem à minha procura fora! Vocês, dessa forma, nunca me encontrarão. Procurem-me dentro de vós. É aí que eu estou. Verdade. Dentro de vocês.


CÉU  

123 comentários:

  1. Excelente abordagem, querida amiga Céu!
    Muitos de nós batemos no peito dizendo que somos pessoas de fé e machucamos o coração alheio. Passamos por cima do outro como um trator, sem dó nem piedade.
    Ele está no meio de nós (em nosso próximo) e dentro do nosso ser. Eu creio.
    Sair da zona de conforto é importante sim, congelar situações depressivas e não felizes é um assalto ao Amor de Deus por nós.
    Há tanta coisa errada em todos os tipos de religião.
    É pelo Amor que se mede o seguimento, não por regras farisáicas que os fracos e insensíveis, os hipócritas, os bajuladores, os doutores da lei pregam (os) e não cumprem (imos).
    Nós precisamos mudar nossos comportamentos, ações e sermos mais e verdadeiramente HUMANOS.
    Estamos longe de sermos cristãos autênticos também.
    Tenha dias felizes com saúde, paz, junto aos seus queridos!
    Beijinhos carinhosos

    ResponderEliminar
  2. O Grande Arquitecto é uma concepção religiosa depois apropriada pelo paganismo e por algumas correntes maçónicas.
    O verdadeiro Deus, o da bondade e piedade, está em nós próprios, no nosso coração.
    Beijos, Feliz 2022

    ResponderEliminar
  3. Lindo post,Céu! E o parágrafo final resume tudso. Gostei muito! Olhar pra dentro de nós!!! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
  4. Uma grandiosa reflexão ao som da flauta andina. Precisamos de fato, resgatar o Deus verdadeiro, que se perdeu sob o entulho teológico, ilógico e dogmático, do "deus" mítico das religiões tradicionais e suas customizadas, ditas, "sagradas escrituras", rebaixando a divindade à imagem e semelhança do homem: vaidoso, intolerante, vingativo, egocêntrico, venal... O Deus de verdade é amoroso e pacífico, justo e bom, nos irmana numa empatia que não admite nenhum sectarismo, nem advoga nenhuma supremacia de uns sobre outros; respeita a diversidade, combate o falso moralismo e a mentira, dá ao homem o livre arbítrio; não julga nem outorga a ninguém o direito de julgar, senão, cada um a si mesmo.

    Sigamos, vivamos o Deus legítimo que habita em cada ser, independente de religião. Façamos o bem e espalhemos o bem nessa grande arte do viver e mandemos às favas a arenga dos falsos Cristos e falsos profetas que negociam no mercado da fé; velhos fariseus, travestidos de modernos pregadores.

    Um abraço. Tudo de bom.
    APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

    ResponderEliminar
  5. Oi Céu, querida amiga!
    Amei ler suas reflexões! A vida é tão simples e maravilhosa!
    Beijo carinhoso!

    ResponderEliminar
  6. Já vi que esse texto dará muita polêmica, mas você foi corajosa de escrever e emitir sua opinião. Te admiro por isso.

    Boa semana!


    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar
  7. Que texto excelente, Céu!

    Traduziu em palavras tudo o que sinto em meu coração sobre Deus, a fonte criadora do Universo!

    Acredito que Deus está em tudo e em todos. Contemplar e apreciar a natureza é estar na presença de Deus.

    Acredito que as religiões existem para exercer controle e poder.

    Foi ótima sua partilha!

    Um abraço!

    ResponderEliminar
  8. Não deixa de ser um ponto de vista interessante, com alguma verdade misturada com fantasia.
    Deus criou-nos para sermos felizes com Ele, nós é que nos desviamos e, fazendo o mal, nos condenamos.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. Existe apenas um Deus, cada religião cultiva seu Deus de uma maneira diferente e também lhe dá um certo nome.
    Todas as religiões têm seu caminho de fé, amor e respeito.
    Alguns têm suas coisas erradas, por exemplo o fanatismo que eu acho muito errado.
    As pessoas têm que ter suas crenças e sua fé e sua escolha de pensamento tem que ser respeitada, e não importa a condição financeira que elas possam ser ricas ou pobres elas têm que ser acolhidas da mesma forma.
    Porque em geral as religiões são boas, o que não é bom são as pessoas.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  10. Un texto lleno de verdades, un texto para la reflexión. Un gusto leerte amiga. Saludos a la distancia.

    ResponderEliminar
  11. Olá Céu!
    Wow, este texto está qualquer coisa de extraordinário. Inteligentemente bem escrito.
    Assino por baixo :)
    Espero e desejo que esteja tudo bem consigo e com os seus.
    Que o ano de 2022 lhe traga a concretização do que ainda está por realizar.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  12. Unas reflexiones muy interesantes. Y, sin duda, muy buenas.
    Un beso. Feliz año 2022.

    ResponderEliminar
  13. Spinoza é um dos meus filósofos prediletos.
    Esta reflexão e a tenho comigo na íntegra, plena, pois, o meu Deus é o Deus descrito por Spinoza e retratado nesta magnífica reflexão em texto.

    Parabéns ... valeu mesmo a pena passar por aqui ...

    Beijão Ceu.

    ResponderEliminar
  14. Olá, Ceu!

    Ler esta tua reflexão ao som de Leo Rojas e depois voltar atrás e ver o vídeo...
    É arrepiante! Brutal!
    Parabéns pela coragem de escreveres e publicares o que muitas pessoas sentem e pensam, mas não ousam falar em voz alta.

    Aproveito para te desejar um Feliz Ano Novo!
    Beijinhos
    Liliana
    Ideias Recicladas e... não só!

    ResponderEliminar
  15. These are nice philosophical words wisely said, great post and the music of the lonely shepherd is so beautiful,thanks céu for sharing

    ResponderEliminar
  16. Cuánta verdad y reflexión existe en estas letras. El tema musical me encantó.
    Un abrazo.

    ResponderEliminar
  17. Adorei este seu belíssimo texto, que vai muito de acordo, em relação ao que eu também penso, Céu!
    Como já alguém disse... eu acredito no Deus que criou o mundo e não no Deus que os homens criaram...
    Adorei igualmente a escolha musical! Deixo um beijinho e votos de um feliz 2022, com saúde, muitos motivos de alegria e boas concretizações!
    Tudo de bom!
    Ana

    ResponderEliminar
  18. Qué oportuna selección del texto del filósofo Spinoza y su mirada de Dios, lejano de esa figura castigadora del dios del cristianismo. Un dios humano, que reconoce que quien se mire así mismo y se reconozca en su dimensión de ser con debilidades y virtudes, es capaz de recocer al otro como cercano y amarlo. Gracias, CEU, por este texto sionosiano tan develador de la imagen auténtica de Dios. Un abrazo. Carlos

    ResponderEliminar
  19. Que texto incrível, Céu.
    É exatamente esse Deus que eu admiro e busco.
    Obrigada pelo seu comentário lá no meu blog.
    Beijinhos!

    galerafashion.com

    ResponderEliminar
  20. Olá querida menina Céu,

    Fico muito feliz em saber que esteja livre do vírus persistente da Covid, aqui na minha família o meu irmão mais velho contraiu a Covid e alguns parentes também, mas todos tomaram pelo menos duas doses da vacina e seguem se recuperando em casa. Infelizmente temos um novo surto com essa variante Ômicron, mas espero que as vacinas sejam eficazes contra ela.

    Eu gostei bastante do seu texto, é muito parecido com o que penso sobre Deus, também não acho que ele tenha uma casa, ele vive em todos os lugares, na natureza, nos animais e dentro dos nossos corações. Muitas coisas são atribuídas a Deus como se ele julgasse as pessoas, condenasse e punisse, é algo que realmente não faz muito sentido, pois o que ele sempre pregou era o amor entre as pessoas. Eu sempre tive na minha cabeça que fazendo o bem para o próximo e sendo uma boa pessoa na vida eu estaria mais perto de Deus, acho que é isso. Não adianta apenas rezar ou ser ratazana de sacristia para se conectar com Deus, isso tem que vir do coração, ser verdadeiro e acima de tudo você precisa ser honesto com os sentimentos e com as outras pessoas. Eu tento na medida do possível ser uma pessoa melhor a cada dia, não é fácil, pois somos falhos, erramos muito, mas nunca deixo de acreditar num mundo melhor e na solidariedade entre as pessoas.

    Ah, eu gostei bastante da canção, não sei se o músico é boliviano, me parece ser porque já ouvi músicos aqui na minha cidade que tocam essa flauta e usam esse figurino!

    Beijos, abraços e uma ótima semana pra você!

    ResponderEliminar
  21. Querida amiga Céu!
    Que linda reflexão, acredito e tenho muita fé em Deus, ele é o meu pastor de todas as horas.
    Amiga, obrigada pela partilha.

    Beijinhos e bom domingo.

    ResponderEliminar
  22. Olá Céu.
    Imenso prazer em estar em teu espaço. Sempre. Como sabes, cito Spinoza, como na conversa do ateu e do teísta, que publiquei com o título Deus e o Ateu de 21.03.20, pois se existisse um deus ele seria assim como foi tão bem descrito por esse neerlandês, um deus sem pretensões, um deus simples, um deus sem filhos prediletos, um deus que com simplicidade vê as coisas e não um deus prepotente, rancoroso, que condena seus filhos a uma danação eterna. Isto é ilógico. Nem um deus que ameaça seus filhos com pragas, um deus que castiga por qualquer coisa, um deus que protege os poderosos e deixa milhões morrendo de fome, Que deus seria esse? Spinoza foi feliz em expor que deus não seria um ególatra, presunçoso, vaidoso que quer as pessoas a todo o momento chamando como dementes o seu nome, orando como retardados, fazendo pedidos e geralmente pedidos materiais, bobagens, idiotices e tantas outras coisas, até imorais. Rezam para terem os seus sonhos realizados e não oram pelas milhões de crianças que passam fome no mundo. Aliás, a hipocrisia é tão grande que dizem que foi a mão de deus que tirou a dor de cabeça de um hipertenso, enquanto isto dezenas de milhares de crianças são seviciadas, padecem horrores nas mãos de maus, sofrem com doenças, já nascem com doenças e esse deus omisso se preocupa com uma dorzinha de cabeças ou com a infestação de pulgas nos gatinhos de estimação ou se preocupa com o telefonema que o namoradinho não deu para a donzelinha afetada que orou por isto e esqueceu de orar pelos velhos que são brutalizados, explorados e tidos como um estorvo. Não tenho deus, mas se tivesse meu deus seria mais parecido com o de Spinoza. A hipocrisia é muito grande e estou ainda vendo nessa pandemia a hipocrisia crescer, pois muitos dizem que foi deus quem salvou fulano ou beltrano e esquecem de agradecer os cientistas, médicos e enfermeiros, muitos dos quais morreram na tentativa de salvar mais uma vida. Se esse deus existisse e fosse onipotente ele teria evitado que o primeiro vírus aparecesse. Infestou a Terra e agora vai salvar através de oração? Não acredito. E também não me venham com projetos de deus. Qual o sentido de hoje termos mais de cinco milhões de mortos e na gripe espanhola que foram 50 milhões. Qual o sentido? Ou deus se diverte com tantas mortes?
    Amada menina, um imenso abraço e muita saúde e paz.

    ResponderEliminar
  23. Oi Céu! Gosto muito do texto, é um ponto de vista muito bonito.
    As religiões e igrejas tem muitos costumes e leis que foram criadas
    por seus líderes e não por Deus. Deus é amor e muitos seguidores destas
    religiões matam em nome dele, isso é fanatismo e cegueira.
    Um abraço!
    😘😁

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não costumo intrometer-me em comentários alheios, mas o vosso merece parabéns, pois é claro e conciso. Quantas mortes os ditos cristãos foram os causadores por fanatismo e inverdades. Isto não é ser cristão. Rendo-me a tua visão lógica e verdadeira. Muita saúde e paz.

      Eliminar
  24. Nicely said, the words are so true. Thanks for sharing!

    ResponderEliminar
  25. Bom dia, Céu
    Deus é Maravilhoso, tudo que precisamos saber sobre Ele encontra-se na Bíblia. O seu plano perfeito em enviar Jesus para nos salvar foi magnífico, Ele veio, ressuscitou e voltará para nos levar, basta acreditar e recebê-lo como Salvador, um forte abraço.

    ResponderEliminar
  26. Um texto de Spinoza digno de todas as reflexões. Se pudermos acreditar que Deus existe saberemos que ele se encontra no coração de quem é crente. E não adianta usar a religião como forma hipócrita de parecermos boas pessoas... Gostei de encontrar aqui este texto, minha Amiga Céu. Obrigada por partilhar.
    Desejo que esteja bem e a cuidar-se.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  27. Uma interessante reflexão, acompanhada de uma música incrível.
    Deus é Amor, e deve estar sim dentro do nosso coração, e somos nós, que devemos mostrar toda a Grandeza desse Seu Amor, através das nossas atitudes para com todos e com tudo o que nos rodeia.
    Boa semana
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  28. Thanks so much for your words. You are very insightful. All the best to your writing and creativity. Thank you for being here.

    ResponderEliminar
  29. Olá querida, Céu!

    Sinto Deus como uma energia linda, leve e feliz!
    As vezes é bom ir ao templo que escolhemos como ponto de oração. Acredito que se forma uma egregora de energias salutares com várias pessoas comungando do mesmo pensamento de fé e amor e por vezes precisamos dessa energia para nos ajudar renovar o ânimo, mas sei que não há templo melhor que meu coração. De nada me serve falar de Deus e não saber estender as mãos ao meu próximo.

    Muito bom passar por aqui e te ler.
    Bjs

    ResponderEliminar
  30. Bom ponto de vista! Que cada um de nós consiga sempre encontrá-lo e que nunca nos esqueçamos dele, principalmente quando tudo está bem. Devemos ser gratos por isso e não só pedir ajuda e forças nos momentos difíceis.
    ps: Sim, por norma quando faço um novo post respondo e visito as pessoas que comentaram o meu post anterior. Faço assim para conseguir retribuir cada mensagem

    ResponderEliminar
  31. Reflexivo texto y si a dios lo encontramos en nuestro corazon y cuando hacemos el bien.

    ResponderEliminar
  32. Olá, Céu!
    Excelente reflexão. Comento por mensagem privada.
    Com um abraço de muita amizade,

    ResponderEliminar
  33. Hola Céu. Gracias por estas palabras muy sabias y feliz 2022. Besos :)

    ResponderEliminar
  34. Quando procuro Deus, procuro na natureza, nas amizades, nos amores.
    Ser livre é maravilhoso!
    Que a sua vida seja abençoada!
    Um doce beijinho no seu coração, Céu!
    Gratidão!
    Megy Maia 🌼🌻🌼

    ResponderEliminar
  35. Que linda sua reflexão Céu.

    Estou com uma pesquisa de público no blog, se puder responder, ficarei feliz.

    Big Beijos,
    www.luluonthesky.com

    ResponderEliminar
  36. Estimada y apreciada amiga Ceu, gracias por pasar y comentar. Tengo que pedirte disculpas ya que tenía intención de pasar por tu blog para desearte un buen final de año y un buen comienzo de este 2022. Pero por circunstancias del maldito virus ómicron que, terminó cogiendo mi hija y mi nieta, estuve varios días desconectado y luego ya se me pasó. Así pues, te agradecería aceptaras me disculpas.
    No obstante, creo recordar haber pasado pero tenías los comentarios cerrados, aunque no estoy muy seguro de ello o si esto me ocurrió en otro blog.
    De todas formas, espero hayas tenido un estupendo fin de año y un mejor comienzo en este 2022. Ojalá sea este el año definitivo de este maldito virus.

    Un post muy interesante que llama a la reflexión querida amiga.

    Un gran abrazo.

    ResponderEliminar
  37. Céu que texto maravilhoso que você trouxe, é uma reflexão para refletir, bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderEliminar
  38. Que bonito, gostei muito de ler esta perspectiva! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  39. um post para pensar mais que uma vez bravo bjs saude

    ResponderEliminar
  40. Bom dia Céu!

    As reflexões sempre nos acrescentam algo:
    Compartilhar, ver igualdade no próximo e assumir nossos próprios atos
    são ações que devem sempre nortear nossa vida.
    Que sua semana seja iluminada.
    Abraços Loiva

    ResponderEliminar
  41. Como o mundo seria diferente
    Se religiões não tivessem lugar
    Haveria harmonia entre a gente
    Por elas não andariam, a matar!


    Mas isto é um louco a pensar...

    ResponderEliminar
  42. Boa tarde Céu,
    Um texto muito bem escrito que não me foi indiferente, por conter muito do que penso sobre Deus.
    Ele está em toda a parte e, claro, que não quer o mal de seus filhos!
    Procuremo-Lo dentro de nós e façamos o bem ao nosso próximo.
    Promovamos também a paz no mundo.
    Um beijinho e continuação de boa semana.
    Ailime

    ResponderEliminar
  43. Olá, amiga Céu!
    Muito Obrigado, pela visita e gentil comentário no meu cantinho, que muito apreciei.

    Texto muito elucidativo, sobre o que este personagem pensava sobre a "existência e atividade de Deus", que subscrevo na íntegra. Como pessoa não crente, não podia estar mais de acordo.

    Parabéns, por esta excelente partilha!

    Continuação de boa semana, com muita saúde.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderEliminar
  44. Olá, Céu! Como está?
    Obrigada pelo comentário no meu blogue.
    Fiquei curiosa para ler um texto seu num novo registo e adorei ler, a leitura é fluida, rápida, clara. Concordo com essa visão de Deus, que, no fundo, é uma visão que nos faz aproximarmo-nos de nós próprios, da nossa sensibilidade, e desenvolver a sabedoria para lidar com a existência. Deus está nas coisas mais subtis e simples, na alegria inocente, e as pessoas são muito complicadas.
    A filosofia é outra área a que me dedico, os dois livros que tenho no meu blogue são romances filosóficos, estão escritos numa perspetiva de primeira pessoa que se questiona até ao limite, de modo a desfazer qualquer ilusão e ficar com a essência, o divino. Mas, os momentos de clareza são breves e a maior parte do tempo vigora um certo delírio e fragmentação.
    Apesar das diferenças nas suas publicações, a qualidade mantém-se, é excelente!
    Uma boa semana, bj

    ResponderEliminar
  45. Oi Céu amei sua visitinha. Que forte essa reflexão. Deus é justo juiz e todos que se chegarem a ele Ele se chegará a ele. Boa noite querida

    ResponderEliminar
  46. O Grande Espírito que os nativos norte-americanos louvavam antes da entrada brutal dos brancos na sua vida corresponde à Entidade transcendental em que acredito e tal como Alá é uno e indivisivel, não três em um como se fosse uma promoção comercial, e é andrógino, não excluindo totalmente o princípio feminino - pelo que não é machista.

    Ma chérie , bisous et heureux 2022! :)

    ResponderEliminar
  47. Retribuindo a sua gentil visitinha, Céu
    Linda e tão verdadeira mensagem.
    Deus está dentro de nós nos guiando e protegendo de todo mal.
    Tenha um abençoado dia.
    Beijinhos
    Verena.

    ResponderEliminar
  48. Que profundo!
    garotastarfashion.blogspot.com

    ResponderEliminar
  49. Olá, CEU, gostei tanto da sua visita!
    Ler este texto e sentirme em comunhon co que transmite é como escutar o que eu penso.
    Un beijinho e desear te tudo de bom.

    ResponderEliminar
  50. Querida amiga: Hoy nos traes un texto cuyo contenido nos invita al debate, todas las opiniones son respetadas y dignas de tener en cuenta.
    No así ha pasado con las ideas del filósofo Baruch Espinosa, él escribió lo que pensaba fruto tan solo de comprobar que aquellas personas que más golpes de pecho se daban eran las que tenían peores sentimientos al ver como se comportaban con los más débiles.
    Yo pienso que, con unos cuantos garbanzos malos, no se estropea un cocido. Tú y yo también sabemos que en la humanidad abunda lo bueno y también lo malo.
    Santa Teresa de Jesús, que vivió en un siglo anterior al mencionado filósofo, decía más o menos que a Dios también se le encuentra entre los pucheros. Y yo estoy de acuerdo ya que, cocinando, también se pone amor y Dios es amor.
    Por otra parte, y mientras se pica la cebolla o las verduras, da tiempo suficiente a pensar en aquellos que no tienen nada que llevarse a la boca y que los que somos afortunados al poder disfrutar de un plato humeante en nuestras mesas, debemos dar gracias a Dios por ello.
    Y sí, yo comparto la idea del filósofo y pienso que a Dios se le encuentra en los más recónditos lugares, miro el cielo tras el cristal de mi ventana y no dudo que, al ver tanta belleza, allí también está ÉL.
    te dejo un fuerte abrazo con mis cariños.
    kasioles

    ResponderEliminar
  51. Dá que pensar, especialmente para quem questiona tudo, ou quase tudo, como eu.
    Gostei

    ResponderEliminar
  52. Olá Céu, achei seu blog, deixa seu link no final, para ficar mais fácil da gente retribuir, tive que caçar pelo perfil.
    Não conhecia os pensamentos desse filosofo

    Abraços,
    Alécia, do Blog ArroJada Mix

    ResponderEliminar
  53. Oi, Céu! Obrigada pela visita! Que belo texto, ótimo para reflexões!
    Grande abraço e ótimo final de semana!

    ResponderEliminar
  54. La casa de Nuestro Señor está en las colinas, en las montañas, en las llanuras, en los bosques, en las playas, en los ríos, en el corazon de cada personal y en todo.

    Abrazos grandes, muy querida amiga CEU

    ResponderEliminar
  55. Que postagem maravilhosa. Gostei muito do texto e estava com saudades de passar pelo seu cantinho. Espero que esteja bem.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderEliminar
  56. Olá Céu, bom dia!
    Excelente reflexão este texto nos trás... recordou-me uma orientação de Emmanuel no livro Caminho, Verdade e Vida que diz:
    "O Cristo não estabelece linhas divisórias entre o templo e a oficina.
    Toda a Terra é seu altar de oração e seu campo de trabalho, ao mesmo tempo. Por louvá-lo nas igrejas e menoscabá-lo nas ruas é que temos naufragado mil vezes, por nossa própria culpa. Todos os lugares, portanto, podem ser consagrados ao serviço divino."

    Cordial abraço e gratidão pela passagem lá no blog.

    ResponderEliminar
  57. Olá, minha amiga,

    Até me aquece o coração, deparar-me com um texto desse. Atravessamos tempos em que a concepção de Deus sofreu uma tremenda deturpação. E a concepção do cristianismo, em particular, parece até que enlouqueceu, rsrs.

    Beijo e bom finzinho de semana!

    ResponderEliminar
  58. Olá, Céu...
    Um texto bastante reflexivo, sem dúvida. Deus é Deus e Ele é Maravilhoso!
    Obrigada pelo comentário por lá neste início de ano. Um feliz 22 p você.
    Bj

    ResponderEliminar
  59. ¡Holaa CÉU!

    Nos dejas un interesante post para debate, tu texto es para reflexionar sobre lo religioso, sinceramente vivimos en libertad de pensamiento de religiones que hay en el mundo cantidad y de todos los colores y todos somos libres para elegir cada cual lo que quiere, o bien pasar de todo y no creer en nada, pero en mi corazón caben todas las almas buenas del mundo, sin excepciones de religión o política.
    Te dejo mi gratitud y mi abrazo y bendiciones.

    Se muy, muy feliz.

    ResponderEliminar
  60. Olá minha querida amiga. Desculpe por não passar muitas vezes por aqui. Adorei este texto e gostaria de publica-lo no meu blog se você permitir. Fiquei feliz por você estar bem, eu já tomei tres doses da vacina. Olha que bacana, estou esperando meu terceiro neto.
    Muito obrigado por estar sempre acessando nossos blogs. CONTINUAMOS SEM PRESIDENTE.
    Um forte abraço, paz e bem.

    ResponderEliminar
  61. Olá Céu, cá estou eu de regresso visitando os blogues amigos e amigas,
    Já tinha lido algumas coisas sobre esses pensadores Espinosa,
    um dos nomes dos sefarditas,
    por exemplo este
    "Baruch de Espinosa, nascido Bento de Espinosa
    (Amsterdão, 24 de novembro de 1632 - Haia, 21 de fevereiro de 1677)
    nascido Baruch Espinosa, mais tarde como autor e correspondente Benedictus de Spinoza foi um filósofo holandês de origem sefardita portuguesa, nascido de uma família que havia fugido da inquisição lusitana..."
    Os pais de Baruch (ou Bento, ou Benedito) Espinosa, Miguel de Espinosa e de Ana Débora, eram judeus portugueses fugidos da Inquisição, emigraram para a Holanda onde havia mais tolerância religiosa
    Mesmo assim
    "O filósofo sofreu muitas perseguições da imprensa e do meio acadêmico. O conservadorismo religioso e filosófico fez com que Espinosa vivesse no ostracismo durante boa parte da sua vida e até terá sido "excomungado na Sinagoga Portuguesa de Amsterdão, sob a alegação de ter cometido heresia...
    foi "considerado o fundador da crítica bíblica moderna."
    O filósofo
    partiu aos quarenta e quatro anos, vítima de tuberculose
    beijinhos, continuação de bom ano com muita saúde
    Angela

    ResponderEliminar
  62. Baruch Spinoza, se destacou ao seu tempo por uma personalidade diferenciada dos demais, cristalina e autêntica, indo fundo na questão Deus, tema tão complexo, e que o nobre filósofo corajosamente teceu uma concepção de um Deus despersonalizado, que nos sugere até perguntarmos " o que é Deus" e não "quem é Deus". Fantástico!!
    Parabéns pela postagem erudita, linda Céu. A flauta andina, completou a beleza do post. Adorei.
    Grande abraço, minha querida amiga .

    ResponderEliminar
  63. Hola Céu, muy interesante tu reflexión, me ha gustado mucho.
    Que tengas una buena semana.
    Un abrazo

    ResponderEliminar
  64. Olá Céu!
    Não conheço o filósofo, mas adorei o texto. Está muito perto daquilo que defino como a minha ideia de religião (que é sem religião, mas com fé na vida e em Deus). Está muito bem escrito e maravilhosamente colocado. Parabéns!
    Beijos

    ResponderEliminar
  65. Gostei demais do seu articulo. Muito obrigado sempre amiga CÉU...

    ResponderEliminar
  66. Parabéns, Céu, pelo seu belíssimo e reflexivo texto.
    Indubitavelmente, Spinoza está entre os mais importantes
    filósofos cuja retórica define Deus como uma substância
    única, eterna, de onde provém tudo o que existe.
    Adorei! Aplausos, terno abraço e ótimo fim de semana.

    ResponderEliminar
  67. me maravillas
    Gracias por tu comentario en mi blog
    Brindemos por la amistad

    ResponderEliminar
  68. Me quedo con ese enorme párrafo final, CEU: "¡No me busques afuera! Chicos, de esa manera, nunca me encontrarán. Búscame dentro de ti. Ahí es donde estoy. "
    Feliz domingo.

    ResponderEliminar
  69. sou do fã clube do deus de espinoza, creio piamente que se todos os seguidores aprendessem a cuidar do deus preservando matas e florestas a vida seria mais prazerosa.
    Muita Luz e Paz
    Abraços

    ResponderEliminar
  70. Excelente reflexão por sinal bem pertinente!
    Bj e obrigada pela visita!

    ResponderEliminar
  71. Este é um dos mais célebres escritos deixados por Baruch Espinosa que desconstrói o deus criado pelas asfixiantes religiões que, na prática, tornam-se verdadeiras prisões das emoções, do intelecto e até do próprio amor, sem querer com isso generalizar ou deixar de reconhecer os pontos positivos. Creio que a vida prazerosa com responsabilidade, a lucidez, o auto-conhecimento, o cuidado com o próximo, a ética liberta do moralismo, a contemplação e o cultivo da sensibilidade sejam valores elevados que nos fazem religar com a Essência da Vida, a qual podemos, talvez, chamar de Deus. Parabéns pela postagem!

    ResponderEliminar
  72. Não fui eu que disse que há coisas que não se discutem, entre as quais está a religião.
    Contudo, a abundância de credos, a que se deve?
    Toda a religião pressupõe a existência de uma entidade superior, com poderes sobrenaturais e que é Deus. Ser protetor e providente criou-nos com prazo de validade, tornando a nossa certa finitude uma inquietante angústia, ao logo da nossa vida.
    Tudo quanto pudermos fazer para nosso bem e pelo do próximo será sempre pouco porque temporal.
    Abraço amigo.
    Juvenal Nunes

    ResponderEliminar
  73. Lindo texto. Parabéns! Achei muito propício à época em que estamos, quando homens usam da fé para manipular pessoas ingênuas. Obrigado pelo texto.

    ResponderEliminar
  74. Una maravilla Cielo!!!!
    Acuerdo totalmente con el pensamiento y el texto que nos dejas. No se puede pensar en Dios desde la mezquindad y la maldad, desde las malas acciones. Dios vive en nosotros y solo depende de nosotros mismos poder darnos cuenta de ello y actuar en consecuencia, amandonos y haciendo el bien a nuestro paso, lejos de cualquier hipocresia. Me encantoooooo que nos hayas traido este hermoso regalo. Besosss y bonita semana para vos y tus afectos. Gracias por las palabras bellas en mi espacio.

    ResponderEliminar
  75. Boa noite querida Céu.
    Uma reflexão muito interessante que gostei muito de ler. Ele está em toda a parte e devemos ajudar o próximo que cada vez essa ajuda está mais distante.
    Beijinhos, uma boa semana.

    ResponderEliminar
  76. Olá Céu.
    Muito boa esta reflexão de Spinoza...na verdade de que vale a pena grandes teorias, grande a prática é invertida...por outras palavras de que vale a pena um Cristão dominar teologicamente uma doutrina, quando na prática não cumpre aquilo que sabe...

    No resto vamos resistindo para já a muitos casos de Covid...Não tenho turmas onde não existam casos...todos os dias há miúdos a positivar...
    O frio para já não se faz sentir de forma aguda...bastante razoável...
    Um Abraço.

    ResponderEliminar
  77. wonderful reflection... new for me.
    Thank you for sharing

    ResponderEliminar
  78. O Deus de Spinoza comeu manga? Certamente que sim querida Céu!
    Beijo!

    ResponderEliminar
  79. Olá, boa noite, Céu
    Também penso assim. Deus está nas coisas simples, e em toda a parte. Não está aprisionado nos templos, nem limitado nos livros. Deus é. E sendo,é tudo, e está em tudo. Tanto faz que acreditemos, ou não. Ele está, na mesma.
    Gostei muito, Céu! Beijinhos!

    ResponderEliminar
  80. Que texto maravilhoso! Concordo com estas palavras sábias. Deus existe em todos nós, embora haja pessoas que não entendam. O Templo de Deus está em nós, está na Natureza, no sorriso de uma criança, no chilrear dos pássaros, na bondade dos nossos corações. Nós somos seres divinos experienciando uma vida humana. Quando nascemos "morremos" no mundo espiritual, para nascermos como humanos. Quando o ser humano morre ele nasce no mundo espiritual.
    Eu costumo dizer que não tenho religião, esta para mim é o Amor!
    Cultivemos a generosidade, a alegria, conectemo-nos com a nossa verdadeira essência, saboreando uns momentos de silêncio pois é nestes momentos que percebemos Deus dentro de nós e não precisamos de ir à igreja, quando o espaço sagrado está em nós.
    Um abraço de alma e coração ♥

    ResponderEliminar
  81. Maravilloso texto con el que siempre estuve de acuerdo,Ceu. La iglesia en general y sus voceros nos ha traído a lo largo de su historia más sombras que luz, más sufrimiento que felicidad. Y el colmo, recurrir al miedo y hasta a la tortura y la muerte para llevarnos a su redil debería ser motivo suficiente para darle la espalda definitivamente.
    me he alegrado encontrar a Spinoza en tu blog,me encanta la filosofía.

    Un fuerte abrazo, amiga Céu.

    ResponderEliminar
  82. Olá Céu,
    É uma excelente reflexão que serve para muitos.
    Eu noto que por aqui, as pessoas consideram que ser bom e ser cristão basta ir à missa, ser devoto de Jesus, rezar. Mas não se preocupam em levar uma virtuosa, não aprendem mais sobre espirirualidade, não reflectem nas suas acções para serem melhores com o próximo, com mais compreensão, mais respeito, mais amor. Eu sei que não sou perfeita, mas tenho pedido a Deus ajuda e orientação para eu no meu dia a dia eu seja virtuosa e viva segundo as suas leis.
    Não adiante bater no peito e agir sempre em prol do próprio ego.

    Beijinhos e muita saúde.

    ResponderEliminar
  83. Uma bela e justíssima versão do Deus de Spinoza, deixando claro a visão que muitas pessoas têm de um Deus que não é uma pessoa como nós, a espiar e julgar nossos atos. O amor, para mim, é o maior atributo divino, e ele se mostra em toda a criação. Nós é que inventamos objetos, relíquias, lugares ditos sagrados, que somente têm-nos afastado uns dos outros por criar divisões pueris.
    Lembro-me de um poema de um heterônimo de seu compatriota Fernando Pessoa: "Mas se Deus é as flores e as árvores 
    E os montes e o sol e o luar, 
    Então acredito nele, 
    Então acredito nele a toda hora, 
    Penso com os olhos e com os ouvidos 
    E a minha vida é toda uma oração"

    Por aqui estamos bem também, por enquanto sem contágio...mas vários membros de minha família já tiveram a doença, até mesmo com uma morte. Ao menos a nova variante parece menos fatal...
    Desejamos um feliz retorno, muita saúde e muita paz para você!

    ResponderEliminar
  84. Oi Céu querida!! Li o texto com lágrimas nos olhos,,
    Tão verdadeiro, maravilhoso , perfeito...
    Sim, eu sempre pensei que Deus não está nos templos frios...
    ELE está nas montanhas, na natureza, no mar, nos rios, no nascer e no pôr do sol...
    ELE está dentro de nós e não em palavras escritas em um Livro que foram feitas para manipular...
    Que texto GRANDIOSO!!
    Obrigada Céu, por nos trazer tamanha REALIDADE, seja da vida e do amor verdadeiro!
    Tenha uma semana maravilhosa!
    Beijos!! :)))

    ResponderEliminar
  85. Oi querida Céu
    Passando para deixar um abraço e te agradecer o carinho, os votos do bom descanso e esse poema tão especial, em momentos tão especiais que estamos vivendo , faz um tempinho.
    Que grandeza esse nosso Deus !
    Estou um pouco cansada ,preciso parar e na esperança de viajar pra perto de voces onde o calor quase nao existe e aqui esta um forno ,Se tudo der certo viajo em fevereiro ( vai depender da pandemia) , da imigração não barrar enfim uma serie de protocolos improváveis.
    Vamos crer e confiar e agradecer esse Deus que tem um amor incondicioanl.
    grande abraço e muitos beijinhos Céu
    Fica bem, amiga Na volta ,compareço !! rs

    ResponderEliminar
  86. Claro que me gusta tu blog, me encantó leerte. Un abrazo.

    ResponderEliminar
  87. Amiga, Céu, gracias por compartir esta hermosa reflexión, que comparto al ciento por ciento, y cuyo autor para mi hasta hoy, era desconocido.
    Céu, quiero que tengas claro que jamás, en los diez años que llevo con mi blog, he dejado de corresponder a nadie, lo que sucede como tu bien dices, es que a veces por falta de tiempo me demore en responder a algunas personas, porque, para mi todos, desde el más inteligente al más humilde, son iguales, y todos se merecen el mismo trato, respeto y agradecimiento, por el simple hecho de visitarme, incluso cuando no comentan.
    Aunque como humano que soy, algún día se me pueda escapar por error, el responder a alguien, pero no es mi estilo el discriminar.
    Un beso, y un placer siempre leerte.

    ResponderEliminar
  88. Querida CÉU !
    Cercado de razões, está o Respeitado e festejado Filósofo SPINOZA !
    O fanatismo, em torno de Deus, tem servido muito para o domínio de
    muitos, fracos e oprimidos, escravizando-os em total dependência.
    Muito oportuno, amiga, este texto.
    Parabéns, uma ótima semana e um fraternal abraço, aqui do Brasil !
    Sinval.

    ResponderEliminar
  89. Interessante texto,para refletir.
    Verdadeiramente Deus está presente em todo lugar,só depende de cada um encontrá-lo.
    Bjs

    ResponderEliminar
  90. Esse texto faz a gente refletir.
    Beijos! Bom final de semana!
    www.pamlepletier.com

    ResponderEliminar
  91. Oi, minha querida! Deus é infinitamente maior do que possamos imaginar!
    Abraço pra ti!

    ResponderEliminar
  92. Olá minha querida, que texto maravilhoso. Obrigada pelo carinho. Estamos todos bem e o neto cada dia nos presenteia com lindas peripécias.
    Bjos, tenha uma ótima semana.

    ResponderEliminar
  93. Céu, que interessante reflexão. Eu já ando pensando bastante sobre o "céu" após o filme "Não olhe para o céu". Até escrevi um poema inédito em livro. Também acredito que Deus não queira o que fazemos. Ótimo ter sua visita. Beijinhos

    ResponderEliminar
  94. Uma reflexão interessantíssima, que nos faz pensar e repensar e porque não dizer acreditar?
    Obrigada por me teres contactado, assim não perdi a oportunidade de ler este belíssimo texto
    que apreciei por demais.
    Um abraço!

    ResponderEliminar
  95. Ceuzinha, brutal! Que reflexão pertinente, interessante, curiosa e assertiva que retrata a ideia que eu teria de Deus (nem sei se tenho), se fosse crente. Apesar de agnóstica, penso que a existir Deus seria tal e qual.
    Aplaudo a tua coragem e a ideia de a partilhares connosco, obrigada!
    Agradeço ainda os carinhos que deixaste no meu cantinho, é sempre uma alegria ver-te por lá.
    Um grande beijinho e já agora um feliz e descansado fim de semana!

    ResponderEliminar
  96. Hola amiga Cielo, deseo te encuentres muy bien de todo corazón.
    Es un escrito bastante interesante con muchas verdades, la verdad es que no soy de creencias de dios o religiosas pero las respeto todas y lo que este filósofo comparte es bastante interesante, me agrado.
    Te mando un fuerte abrazo Cielo

    ResponderEliminar
  97. Oi Céu, não há como contestar Spinoza...está fora de qualquer suposição humana .O que podemos é senti-lo no universo das coisas visíveis e invisíveis, nos sentimentos transcendentais Deus está em todos os elementos que compõe a Vida. Deus é o Todo e nós somos parte dele ainda em processo de evolução.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  98. Mucho se ha escrito y se escribirá, sobre Dios. El hombre siempre se ha preguntado sobre ello y las distintas civilizaciones lo han alabado y le han rendido culto.

    Creo que el interior del hombre hay una conciencia, que le hace distinguir, sobre el bien y el mal.

    Besos

    ResponderEliminar
  99. SPINOZA apresenta-nos esta interpretação magnífica do Mundo Divino. Religião e Humanidade são a bondade e Amor ao próximo. Bater no peito e dizer mea culpa, nada tem com as Divindades.
    Grato por trazeres este pedaço de Vida.



    Beijo
    SOL da Esteva

    ResponderEliminar
  100. Olá Céu, tudo bem?
    Que belo texto, inspirador! Parabéns!
    E obrigada por sua visita no meu blog.
    beijos, ótimo final de semana
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  101. Estamos juntas nessa reflexão, minha amiga. E, tal como Einstein: "Acredito no Deus de Spinoza".
    Beijinho grande, com saudades.

    ResponderEliminar
  102. Sefardita de origem portuguesa que no séc. XVII, como muitos dos descendentes dos nossos compatriotas, acabou por nascer em Haia. Bjs

    ResponderEliminar
  103. Achei fantástico o post, amiga; está exatamente de acordo com o que penso, acerca de Deus! Meu abraço, boa semana.

    ResponderEliminar
  104. Es necesario creer y obrar con los hechos y no con palabras que se pronuncian, a veces, para calmar la conciencia.
    Dios está en todo lo más hermoso, en su creación, en esa maravillosa naturaleza que nos ha sido dada para contemplar, vivir y agradecer. Cada cual a su modo, pero siempre con el corazón.
    Muy bonita publicación.
    Abrazos.

    ResponderEliminar
  105. Olá minha amiga como estas, tudo bem?

    Agradeço pelas visitas e pelo carinho que você sempre tem demonstrado. Eu não lhe disse no comentário anterior, mas eu estive em Portugal, passei o ano novo entre os familiares, fiquei em Aveiro e visitei Porto e Braga, gosto muito do seu país, da comida, das pessoas, dos lugares.
    Depois que voltamos, alguma das pessoas que estavam conosco testaram positivo, eu fiz vários testes e deu negativo, mas como seguro morreu de velho, cumprimos o isolamento para não colocar ninguém em risco, passados os 15 dias, voltamos as atividades normais. Eu gosto muito da descrição do Deus de Spinoza é o que mais se aproxima de minha idealização, se posso assim dizer de Deus. Eu não sou mais de seguir religiões, prefiro acreditar que Deus está em tudo. A música é divina! bjs

    ResponderEliminar
  106. Deus de Spinoza também é o Deus que eu creio, muito boa postagem, amei!
    Querida Céu, estou bem minha linda, agradeço a preocupação, mas ando tirando mais férias ultimamente para compensar.
    Verão por aqui!
    Abraços apertados!

    ResponderEliminar
  107. Olá querida Céu,

    Belo post que vem de encontro ao que tenho dentro de mim: Deus me habita!

    Destaco essa frase:
    " Procurem-me dentro de vós. É aí que eu estou. Verdade. Dentro de vocês."

    Querida, entre os meus contratempos e férias dei uma sumida dos blogs,
    mas aos poucos estou voltando para os amigos e amadas poesias.
    Agradeço sua visita e amizade.

    Beijinhos querida,

    ResponderEliminar
  108. Compartilho do texto fantástico. Para aqueles que pensam fora da caixa 👏👏👏👏👏👏👏👏👏🌹😘

    ResponderEliminar
  109. Oiee Céu, querida amiga! Como você está? Sumi um pouquinho porque estava de férias, mas cá estou novamente.
    Eu amei esse texto e faço das minhas suas palavras pois Deus é tudo isso para minha pessoa. Deus está nas pessoas, natureza, nos animais e pessoas e quando vivemos a vida estamos vivendo Deus!
    Beijos!

    ResponderEliminar
  110. Boa reflexão! Tentemos ser sempre melhores pessoas!
    Aproveito para te desejar um bom 2022.

    Beijinhos, querida Céu.

    ResponderEliminar
  111. Maravilloso texto, es muy profunda y gran reflexión y la filosofía de Spinoza me resulta muy buena e interesante . Dios esta en la creación la que debemos admirar respetar y agradecer. Te dejo un beso grande

    ResponderEliminar
  112. Céu!
    Vim desejar boa nova semana
    e deixar minha apreciação
    sobre todo texto
    e ficar com esse fechamento
    "Não andem à minha procura fora! Vocês, dessa forma, nunca me encontrarão. Procurem-me dentro de vós. É aí que eu estou. Verdade. Dentro de vocês"
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderEliminar
  113. Oi amiga de Europa!

    Quanto tempo, sim! Dei uma pausa nas postagens, mas estou de volta, agora com foco em postagens para as redes sociais, por isso as postagens mais curtas nos blogs. O Pontos de Fé continuará com postagens mais trabalhadas, mas quero investir em artigos traduzidos.

    Li pouca coisa sobre filosofia, conheço um pouco a linha de pensamento de Spinoza e concordo com ele. Você, como sempre, escreve muito bem, tem um rico vocabulário e domina muito bem o uso das palavras.

    Um abraço!

    ResponderEliminar
  114. Querida Ceu.
    Disculpa por no haberme pasado antes.
    Tu reflexión ha sido un gran ejemplo por qué así es. Excelente.
    Tienes razón en lo que has escrito.
    Enhorabuena.

    Feliz semana.
    Abrazos 😘⚘⚘⚘⚘⚘⚘⚘⚘⚘

    ResponderEliminar
  115. las reflexiones de Spinoza son un bello manual de vida ,hola mi querida amiga Céu aprovecho para meditarlas y desearte un feliz fin de semana con todo mi afecto . jr.

    ResponderEliminar
  116. E eu estou aqui para te saudar e agradecer a partilha desta 'Reflexão', a merecer atenta leitura.
    Bem-hajas.
    Fica bem, tudo de bom!
    Beijinhos

    ResponderEliminar

O MUNDO PASSA POR AQUI